Com carreata e caminhão do Corpo de Bombeiros, relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus são recebidas em Bento Gonçalves

Um ato de fé e devoção: centenas de pessoas aguardavam as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Bento Gonçalves, nesta segunda-feira, 18 de março. O carro contendo a urna com ossos de um fêmur e de um dos pés da carmelita francesa chegou na Pipa-Pórtico, na entrada da cidade pelas 11h30min. Logo, o relicário foi colocado sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros, que deu início à procissão até o Santuário Santo Antônio, no centro. A carreata teve o apoio logístico da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), com a participação dos festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio.

Ao chegar no Santuário, o relicário era aguardado por mais de 400 pessoas, que participaram da primeira das três Missas. A entrada na igreja foi marcada pela chuva de pétalas de rosas, sinal que identifica Santa Teresinha. A celebração do meio-dia foi presidida pelo pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Pedro Caríssimi, e concelebrada pelo coordenador da Região Pastoral de Bento, padre Miguel Mosena, e pelo padre bentogonçalvense Cristian Fabiani.

Durante esta segunda-feira ainda serão celebradas Missas às 18h e 20h, sendo esta última a Missa da Juventude, com a bênção das rosas. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade de Santa Teresinha. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h e posterior fechamento do Santuário. A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 04h e às 06h, encerra-se o momento da passagem histórica.

O que são as relíquias de Santa Teresinha e por que estão visitando o Brasil:
Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. No ano de 2025, serão os 100 anos de sua canonização. Ela foi proclamada Doutora da Igreja e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.
Desde o ano passado, estão percorrendo o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias permanecem na região nos dias 17, 18 e 19 de março.
A passagem pela Diocese de Caxias é realizada na Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias, e no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves. Na urna de madeira, que pesa mais de 120kg, recoberta por um vidro, estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha.
Confira a programação completa da peregrinação das relíquias
➡️ Santuário Santo Antônio (Bento Gonçalves)
18 de março | Segunda-feira
16h e 18h45min: Catequeses sobre a espiritualidade de Santa Teresinha
15h: Terço de Santa Teresinha
20h: Missa da Juventude, com bênção das rosas
21h: Oração das Completas
>>> 19 DE MARÇO
04h: Reabertura e momento de oração no Santuário
06h: Envio das relíquias
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
error: Conteúdo Protegido