Após a realização da solenidade de posse na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, dos vereadores, prefeito e vice, eleitos, o final da manhã deste domingo, dia 1º, foi marcado por novo ato, este, realizado no Salão Nobre da Prefeitura. Na oportunidade foi empossado para mais quatro anos o prefeito Guilherme Pasin (PP), reeleito, com o vice Aido José Bertuol (PSDB).
Secretários Municipais, vereadores, familiares, presidentes de partidos políticos, correligionários, entre outros, acompanharam o ato.
O vice-prefeito eleito, Aido Bertuol, se disse emocionado ao retornar ao Paço Municipal. Aos 63 anos, Aido foi vereador, vice-prefeito e prefeito (1986-1988 e 1993-1996). Ele quebrou o protocolo e anunciou o primeiro novo secretário da gestão, que deverá iniciar em março, após desvinculação a Casa Militar do Governo do Estado. O tenente coronel José Paulo Marinho, como secretário de Segurança do município, nova pasta que será criada.
A tendência pelo que apurou a reportagem é que unam-se as Secretarias de Turismo com Cultura, Governo com Procuradoria Geral do Município, Agricultura com Desenvolvimento Econômico e Ipurb com a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Pasin, hoje com 33 anos, destacou que “mudanças precisam ser feitas. Elas serão realizadas durante janeiro, se necessário em fevereiro e até em março. A comunidade e sociedade em que vivemos busca mudanças, que nos levam a entender que serviços essenciais precisam ser priorizadas”, disse.
O líder do executivo municipal anunciou ainda o ex-prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, como novo secretário de Saúde, Ênio de Paris, que juntamente com Ivan Toniazzi, estarão em uma única pasta (a fusão das Secretarias de Governo com Administração), e Iraci Luchese Vasques, que retornará para a Secretaria de Educação.
Após a solenidade o prefeito e vice atenderam a imprensa em coletiva. Questionado sobre uma possível candidatura para deputado estadual em dois anos, Pasin declinou. “Foi cumprir o meu mandato como prefeito até o final”, comentou.
Prefeitos da região como Hadair Ferrari, de Pinto Bandeira, e Claiton Gonçalves, de Farroupilha, prestigiaram o ato, que foi encerrado com a benção de padres da Paróquia Santo Antônio.
Clique para ampliar as demais imagens:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
20 de setembro – Revolução Farroupilha – Dia do Gaúcho
SEC-BG: segundo evento da série “Diversidade” ocorre na próxima quinta
Plano Rio Grande ultrapassa R$ 2 bilhões em investimentos pós-enchente