A estiagem que vêm afetando o Rio Grande do Sul traz impactos no abastecimento de água de Bento Gonçalves. A informação é da gerência da Corsan do município. Para se ter uma ideia, a Companhia tem operado no limite para garantir o fornecimento a população, entretanto, enfrenta um desafio com o alto consumo neste período de temperaturas quentes.
“Devido ao consumo elevadíssimo nossos reservatórios estão com níveis baixos e isto faz com que regiões mais altas de bairros da cidade sofram com o desabastecimento”, disse Marciano Dal Pizzol, responsável pela unidade.
A oscilação no fornecimento da água é pontual e o problema aumenta quando ocorreram quebras de redes, o que ocasionam vazamentos. Neste cenário a Corsan está implantando um bombeamento extra na captação para amenizar qualquer tipo de transtorno.
Boas práticas para economizar são fundamentais neste período e hábitos como lavagem de calçadas, carros e imóveis, devem ser evitados neste período.
Para os moradores que tiveram algum tipo de falta de água é necessário manter contato no 0800 646 6444 no Fale Conosco.
Obras
Estão previstas obras do desassoreamento do Arroio Barracão nos próximos dias, que fatalmente acarretará em um maior volume de água.
Também está em processo de licitação a ampliação da reservação do “sistema 3S”, onde a reservação atual passará de 500 m³ para 2500 m³. Questão que deverá melhorar o abastecimento na região sul da cidade.
Outrossim, há previsão para início das obras da “nova captação” de Bento Gonçalves para o ano de 2021, oriunda do Rio Burati. Essa obra, quando finalizada, deverá garantir o abastecimento da cidade por pelo menos mais 50 anos, em estimativa.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
**As informações da reportagem foram divulgadas pelo gerente da Corsan em entrevista a Rádio Difusora e em e-mail enviado com outros detalhes.
*na foto, o registro no estádio, juntamente com o superintendente regional nordeste, Tiago Moraes Dellanhese.
Quase 100 mil eleitores irão à urnas nos municípios da 8ª Zona Eleitoral
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença