Colheita da safra de grãos está praticamente encerrada no estado

A colheita de grãos no Rio Grande do Sul está praticamente encerrada, com a soja atingindo 99% da área, o milho, 96% das lavouras, e o arroz, 97%, com algumas poucas lavouras no Sul e Campanha em final de maturação. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, o feijão da 2ª safra é a única cultura que ainda tem áreas em desenvolvimento. A colheita chega a 55% da área cultivada e o restante está em fase final de maturação.

As recentes condições meteorológicas favoreceram a evolução das lavouras.Quanto às produtividades obtidas nesta safra, todas as culturas apresentaram números superiores ao previsto, projetando uma excelente safra. Na comercialização, a situação se apresenta de maneira inversa, com os preços registrando valores abaixo dos praticados no ano passado, anulando os ganhos obtidos.

É bem provável que o valor bruto da produção deste ano atinja valores semelhantes ou menores. Dessa forma, os agricultores enfrentam problemas na hora de negociar a produção. No milho, por exemplo, além do preço defasado, há problemas de armazenamento, uma vez que a soja tem preferência na ocupação dos silos e armazéns no estado.

Informações Palácio Piratini

Foto:  Divulgação Emater/RS-Ascar

error: Conteúdo Protegido