Formado por 17 municípios, dentre eles Bento Gonçalves, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) foi pré-selecionado para participar de um projeto-piloto do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. O projeto no qual o CIGA foi selecionado é o “Projeto Ampliação de Mercados de POA para Consórcio – 2020”.
A iniciativa tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.
Inicialmente serão cerca de 10 consórcios públicos selecionados pelo DSN/SDA/MAPA, que já possuam base legal para os serviços de inspeção de produtos de origem animal, estejam em fase de capacitação das suas equipes técnicas já formadas e tenham agroindústrias interessadas na expansão do comércio de seus produtos.
O CISGA foi selecionado para participar da etapa de entrevistas para o projeto-piloto. Serão 38 consórcios entrevistados, sendo quatro do Rio Grande do Sul. A entrevista acontecerá de forma virtual no dia 21 de maio.
“Se formos selecionados entre os 10 consórcios para o projeto-piloto, além dos produtos poderem ser comercializados em todo território nacional, os municípios receberão todo o suporte técnico do Ministério da Agricultura para o fortalecimento das agroindústrias e dos Serviços de Inspeções Municipais”, ressalta o diretor executivo do CISGA, Rudimar Caberlon.
Coma a seleção, o Município irá ter seu serviço de inspeção equivalente ao do Governo Federal. Atualmente, o Serviço é equivalente à inspeção estadual. Assim, as agroindústrias de produtos de origem animal que hoje podem vender seus produtos no Rio Grande do Sul, com a nova equivalência passarão a poder comercializar em todo o Brasil.
O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), Cristiano Selbach, ressalta a importância para as ações municipais. “O SIM de Bento Gonçalves é referência para todo o Estado e recebemos inúmeras visitas de municípios que buscaram conhecer o trabalho que é realizado na cidade. O número de estabelecimento registrados também apresenta uma crescente, passando de 5 em 2017, para 17 em 2020. Com certeza, participar desse projeto irá potencializar o que já é realizado no município”, destaca.
O CISGA é constituído pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão