Museu reúne 35 modelos poucas vezes vistos nas ruas para deleite dos amantes de automóveis antigos
Espaço dedicado a cultuar pequenos carros, porém, gigantes em significados, o Cini Microcars Collection promove uma volta ao passado da indústria automobilística mundial que se notabilizou por criações revolucionárias e soluções estilísticas que flertam com o inusitado. O museu acaba de completar três anos de atividade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, convidando os aficionados por carros a darem uma volta a uma época que parece, diante da voraz modernidade, cada vez mais distante.
O aniversário motivou o idealizador do espaço, o empresário César Cini, a protagonizar um vídeo falando de sua paixão pelos modelos expostos, das curiosidades que marcam os veículos e de como o museu foi concebido. “O Cini Microcars Collection é uma exposição de uma coleção com enfoque cultural para as pessoas verem esse trabalho de quase 30 anos como colecionador”, diz Cini, que começou sua coleção com um Fiat Cinquecento 1970, hoje exposto no museu. O vídeo está disponibilizado no YouTube e pode ser conferido neste link: https://www.youtube.com/@cesarcini.
O museu reúne 35 modelos fabricados entre os anos 1930 e 1990, muitos deles raramente vistos nas ruas, vindos principalmente de países europeus como Alemanha, Holanda, Inglaterra, Espanha, França e Itália. Aliás, por sua ligação com o país da bota, Cini dedicou um espaço exclusivo voltado a exibir a produção de alguns clássicos feitos pela Fiat. “Um dos destaques é o Topolino, o primeiro carro popular do mundo”, garante Cini, sobre o modelo fabricado em 1947.
Entre as raridades do acervo está um Rovin D2, também de 1947. “Existem apenas 200 carros com esse no mundo”, conta o colecionador sobre o modelo francês. O Janus 250, da alemã Zundapp, figura no rol dos exóticos. Único carro feito peal fabricante de motos, o modelo de 1957 possui duas frentes e duas portas. Também nessa seara figura o Scootacar, um carro inglês de três rodas, datado de 1959. Modelos antológicos, como o Isetta, da BMW, também compõem os colecionáveis de Cini, assim como o Vespa 400, de 1959. O modelo em questão, produzido pela Piaggio, produtora italiana das scooters Vespa, produziu o carro na França, para não entrar em atrito com a poderosa família Agnelli, então dona da Fiat. Mas é a Bianchina 500 Cabriolet a menina dos olhos de Cini. “É o que eu mais cuido”, diz ele sobre o carro italiano de 1967. “Ele nasceu de uma associação da Bianchi bicicletas, da Pirelli e da Fiat, que criaram a Autobianchi. Ele tem um viés feminino, então era chamado de Bianchina, um carro para os italianos usarem no final de semana”, continua.
Todos os modelos expostos contam com display informativo com as especificações técnicas dos modelos e um QR code para acessar fotos.
Serviço
O Cini Microcars Collection funciona aos sábados e domingos, sempre das 10h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 25, e crianças até 12 anos não pagam. O museu está localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na rodovia ERS 444, Km 19.2 – S/N, Térreo. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (54) 3450-0034.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Anderson Pagani
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