Em mais de 100 anos de atividade, um propósito nunca se alterou na história do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG): a crença no associativismo. Nestes dias inéditos para a história recente da humanidade, o CIC-BG tem feito de sua gênese a garantia para continuar a escrever o futuro mesmo diante daquela que é a maior crise sanitária já vivida pelo país.
A mesma junção de forças que ergueu a entidade em 1914 tem respaldado a instituição 107 anos depois. O aniversário do CIC-BG, portanto, é uma comemoração não apenas de sua fundação, lembrada no próximo dia 24, mas também do modelo de sua criação. “O CIC-BG, assim, é a força de sua sociedade. É com essa potência, expressada por meio das empresas associadas, das entidades filiadas e de sua representatividade econômica, política e social, que a organização acumula prestígio para liderar causas e enfrentar adversidades”, define o presidente da gestão 2020-2021, Rogério Capoani.
Embora o cenário não seja exatamente de comemoração, seria um equívoco não dignificar os esforços do CIC-BG em agregar empresas, entidades, pessoas físicas e poderes públicos para retomar o projeto Unidos por Bento, na opinião do líder. “O projeto surgiu em 2020 para financiar a construção de leitos hospitalares e reapareceu neste ano com a inauguração de um consultório para o atendimento imediato a trabalhadores que manifestam sintomas da covid. É uma contribuição gigante para toda nossa gente”, explica.
Com o consultório, as empresas têm mais tranquilidade para produzir e maior previsibilidade de produção. São formas de o CIC-BG estar a postos na defesa dos setores produtivos, afinal, protocolos de segurança existem para serem cumpridos, também, para a economia não parar.
Incentivo à retomada
A atuação do CIC-BG não se restringiu apenas a reunir forças ao redor do Unidos por Bento. A entidade foi uma das protagonistas na criação de outro movimento, esse de abrangência nacional. O Reage Brasil congrega diversas entidades de variados segmentos econômicos a fim de promover um pacto nacional a favor da vida e dos empregos. Mas também tem um fundo ético em sua proposta, uma volta da troca de valores morais que sepultem práticas corruptivas e exaltem a política e não a politicagem.

“Por isso que a política, em seu verdadeiro conceito, faz parte da trajetória do CIC-BG. A entidade entende que é através da boa política que caminha a construção de um país melhor social e economicamente. O CIC-BG atua fortemente junto a parlamentares e governantes, sejam municipais, estaduais ou federais, para levar demandas e buscar soluções que desenvolvam continuamente Bento Gonçalves”, pontua Capoani.
Exemplo disso ocorreu semanas atrás, quando o CIC-BG recebeu o deputado federal Paulo Caleffi com muita confiança e esperança em conquistas que ele pode viabilizar à região, pois sabe da capacidade articuladora e da vivência empresarial deste filho de Bento Gonçalves. Ainda, há poucos dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e o deputado estadual Carlos Búrigo estiveram no CIC-BG.
A organização também segue atuante em todas as questões que são o cerne de sua vivência diária, a promoção do desenvolvimento. É uma prática que vem sob diversos prismas de trabalho, dispondo sua estrutura e sua rede de contatos para a qualificação profissional, em projetos ao lado do poder público para fortalecer o turismo, no envolvimento regional para a solução da infraestrutura viária e no suporte ao Bento+20 para transformar o futuro de nossa cidade. “Atitudes assim trouxeram o CIC-BG até aqui. E continuarão levando a entidade adiante. Porque está em seu caráter aglutinar as forças da sociedade para enfrentar os problemas, sejam eles pandêmicos ou não”, diz o presidente.
Fonte: Exata Comunicação
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS