Neste final de semana as chuvas devem retornar ao Estado. É o que indica o Boletim Integrado Meteorológico 50/2024 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Neste sábado (14/12) a frente fria de sexta-feira estará associada a um ciclone extratropical e se deslocará sobre o RS, causando precipitação com intensidade variando de moderada a forte nas regiões Sul, Região dos Vales e Região Metropolitana. Dessa maneira, o tempo continuará instável, sendo observado um leve declínio nas temperaturas a partir do final da tarde. Também vale ressaltar que a intensidade dos ventos do quadrante oeste sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste deverá aumentar em função do deslocamento do ciclone sobre o oceano.
No domingo (15/12) apesar da instabilidade diminuir após a passagem da frente fria, haverá a possibilidade para ocorrência de chuvas isoladas sobre as regiões Sul, Campanha e Metropolitana. No decorrer do dia, as temperaturas deverão ter um declínio maior em relação ao dia anterior e a intensidade dos ventos do quadrante sudoeste aumentam ainda por conta do deslocamento do ciclone no oceano.
A tendência para os próximos dias no RS será marcada pelo retorno gradativo do tempo firme. Na segunda-feira (16/12) a possibilidade para a ocorrência de chuva com intensidade variando de fraca a moderada existirá em pontos isolados nas regiões Sul, Campanha, Planalto, Região dos Vales e Região Metropolitana em função da atuação do ciclone sobre o oceano, que seguirá canalizando umidade em direção ao RS. O tempo deverá retornar à estabilidade ao longo do dia, mantendo as temperaturas mais baixas, atípicas para o mês de dezembro.
Na terça-feira (17/12) e na quarta-feira (18/12), à medida que o anticiclone migratório avançar sobre o RS, o tempo estável voltará de fato para a maioria das regiões com o predomínio de sol com poucas nuvens e temperaturas mais amenas.
Os prognósticos para os próximos dias indicam a ocorrência de chuvas mais intensas no norte, litoral e sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm em algumas áreas dessas regiões. Nas regiões dos Vales e Metropolitana, os volumes previstos variam entre 30 mm e 100 mm, enquanto na Campanha devem oscilar entre 10 mm e 100 mm. Na Fronteira Oeste, as chuvas serão menos expressivas, com acumulados estimados entre 5 mm e 50 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Foto: Fernando Dias/Seapi
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal