Em Assembleia realizada nesta terça-feira, na Adega Chesini em Farroupilha, foi eleito o novo presidente da Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste). César Nicolini, empresário do Hotel Casacurta de Garibaldi, assume a entidade nos próximos dois anos, deixando o cargo Jorge Capelari, de Nova Prata.
Na Gestão 2015-2017, destaque para algumas ações como a finalização dos Planos Municipais de Turismo de Veranópolis e Cotiporã, a definição do mapa de regionalização do turismo, assessorias técnicas e orientações em comunidades, realizações de dois Congressos de Comturs (Conselhos Municipais de Turismo), Cadastro do Turismo Rural, participação na elaboração de políticas para a Consulta Popular, presença em feiras e eventos divulgando a Região Uva e Vinho, a busca pelo reforço da sinalização turística, entre outras ações.
Capelari entende que “esta regionalização vem a trazer benefícios para o turismo em geral. Buscamos trabalhar no sentido de implementar melhores práticas para o turismo como um todo. Encerra um ciclo, a gente cresceu, mas temos ainda um longo caminho a percorrer”, destacou.
Nicolini diz ser um desafio, “porque o turismo hoje é visto como uma realidade na nossa região e como um grande pilar, para todos os municípios da Atuaserra. Temos que unir os esforços para tentar concentrar todos os municípios de forma regional para conseguir recursos e projetos”, afirmou o novo presidente, que assumirá em janeiro.
Associados, Secretários de Turismo dos municípios que integram a entidade e parceiros, estiveram presentes na Assembleia, que encerrou com confraternização. A diretora executiva Beatriz Paulus, também apresentou um breve histórico das ações do ano, agradecendo o apoio da diretoria e dos municípios.
A Associação de Turismo da Serra Nordeste, que tem escritório em Bento Gonçalves e atua em mais de 25 cidades, coordena as ações de desenvolvimento do turismo regional e mais, a sustentabilidade das comunidades, a manutenção da cultura e do ecossistema em potencial existente na região.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis