Cercamento eletrônico avança na região dos Vinhedos

Em reunião articulada pelo deputado Tiago Simon nesta segunda-feira (19), os municípios de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi reforçaram o interesse e a necessidade de implantar cercamento eletrônico na região. O encontro, que ocorreu na Câmara Carlos Barbosa, contou com a participação dos prefeitos de Garibaldi, Antônio Cittolin, da Prefeitura de Carlos Barbosa, Evandro Zibete, do vice-prefeito de Prefeitura de Bento Gonçalves, Aido Bertuol, de vereadores e autoridades da região. Na oportunidade, o coordenador do Sistema de Segurança Integrada entre os Municípios (SIM-RS), tenente-coronel Alexandre Augusto Aragon, apresentou mais detalhes do programa que prevê, além do cercamento eletrônico, diversas ações entre os órgãos de segurança em todas as esferas.

“Trata-se de uma série de ações importantes, como a integração da Brigada Militar com a Guarda Municipal das cidades, o uso da tecnologia aliada à inteligência, a unificação das chamadas de emergência para ocorrências, entre outras. Todas elas compõem o sistema integrado, que é fundamental no combate à violência”, afirmou Simon. O deputado ressaltou também a boa organização da região nessa área, uma vez que os municípios já trabalham fortemente em projetos e medidas que visam diminuir, de forma planejada, os índices de criminalidade. “É uma região bastante desenvolvida, que entende a importância do planejamento e já vem buscando soluções compartilhadas. Tenho absoluta certeza de que, muito em breve, o cercamento eletrônico será uma realidade em toda a microrregião”, disse o deputado.

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por exemplo, já trabalha no projeto de criação da uma sala de controle no município, com recursos próprios. Já há, inclusive, um entendimento entre as três cidades de que lá deverá ser a central de monitoramento da região. O coronel Alexandre Augusto Aragon destacou que o mais importante é a integração entre os sistemas e não o local em que fica o centro de controle. “O que importa é ser estratégico no monitoramento, ter planejamento de ações. Quando todos os órgãos de segurança operam em conjunto, a criminalidade diminui”, garantiu.

Também estiveram presentes os vereadores de Carlos Barbosa, Alef Assolini, Denir Gedoz e Luciano Baroni; de Garibaldi, Eldo Miliani; e de Bento Gonçalves, Agostinho Petroli.

19225637_717596951752580_6031147711091688283_n

 

error: Conteúdo Protegido