Inaugura oficialmente sábado, 14, às 9h, o Centro de Convivência Infantil (CECI), espaço para atendimento às crianças do município em situação de vulnerabilidade social. O projeto inicial constava como Lar das Meninas, localizado no bairro Universitário, mas foi alterado para receber não somente meninas, atendendo uma demanda dos bairros Universitário, Progresso, São Vendelino, São João, Maria Goretti e Borgo.
O prédio de cerca de mil metros quadrados possui três pavimentos. Em dois deles estão distribuídas quatro salas de aula, quatro banheiros, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, cozinha, além de sala de recepção, dois depósitos, área de serviço; secretaria e área de recreação externa. Um dos pavimentos é destinado à Central de Práticas Restaurativas.
A estrutura foi repassada à prefeitura em 2013 em forma de comodato com o objetivo de ser utilizado com funções de interesse social.
Histórico
A Associação Beneficente Lar das Meninas foi fundada em 2 de março de 2002 para prestar assistência a crianças e adolescentes do sexo feminino e abrigá-las durante a semana. De 2002 a 2009, voluntários do Rotary Clube Bento Gonçalves abraçaram a causa e realizaram a construção de uma ampla sede, de quase mil metros quadrados. Ao longo destes 11 anos, a legislação passou por mudanças significativas, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares, e determinando que “toda criança ou adolescente tem direito a ser educado e criado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta”.
Em virtude disto, a estrutura não pôde ser utilizada para a finalidade inicialmente proposta.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do site da Prefeitura
EMEF Ernesto Dorneles, em Bento comemora 60 anos
Estado irá criar centros regionais da Defesa Civil
Tacchimed inaugura novo espaço de saúde no Mall do Hospital em Bento