CDL-BG entrega carta aberta a candidatos à prefeitura de Bento

Segurança, mobilidade urbana, incentivos ao turismo e aos empreendedores locais – esses são os temas que os profissionais dos segmentos do comércio e serviços de Bento Gonçalves esperam ver na pauta de trabalho dos eleitos para comandar a gestão do município nos próximos quatro anos. Na contagem regressiva para o processo eleitoral de 2016, que definirá os cargos executivo e legislativo da cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves prioriza a interlocução política apartidária na defesa dos interesses daqueles que representa.

A entidade promoveu encontros com os candidatos à prefeitura local para debater os termos de uma carta aberta com reivindicações e prioridades para o poder público. Elaborado com base em informações colhidas durante uma consulta digital aos associados, o documento lista necessidades mais relevantes na opinião dos comerciantes. Diante do crescente índice de criminalidade do município e da ameaça à continuidade das atividades de diversas empresas, segurança foi o tópico prioritário para mais de 80% dos participantes da pesquisa. Outros quatro pontos também apareceram: mobilidade urbana, incentivos ao turismo, aos empreendedores do comércio e articulação política.

Ao longo dos encontros, os candidatos ouviram as pautas apresentadas pela entidade e tiveram a oportunidade de expor seus planos de governo e estratégias para o fomento do setor. De 12 a 14 de setembro a CDL-BG recebeu César Gabardo (PMDB), Guilherme Rech Pasin (PP) e Neilene Lunelli Cristofoli (PT). A entidade ainda aguarda o retorno de Evandro Speranza, candidato pelo PDT, para o agendamento.

“Nossa proposta é contribuir de forma construtiva nos avanços em que a comunidade reivindica, aproximando as pessoas da gestão municipal. Ao compartilhar essas proposições, a CDL-BG coloca-se na condição de parceira do poder público na construção de projetos e condução de ações capazes de gerar retornos positivos para o setor que representa e, consequentemente, para a sociedade”, argumenta o presidente da entidade, Marcos Carbone.

Conheça os cinco tópicos abordados na Carta Aberta da CDL-BG, que também está disponível na íntegra no site www.cdlbento.com.br

SEGURANÇA
– Articulação junto ao Governo do Estado na criação de projetos e programas que visem à promoção da segurança pública do município. O crescente índice de criminalidade preocupa os setores do comércio e serviços, ameaçando a continuidade das atividades de diversas empresas.

MOBILIDADE URBANA
– Plano de mobilidade urbana para garantir fluidez ao tráfego.
– Estimulo à criação de prédios de estacionamento para facilitar o acesso à área central.
– Ampliação dos horários do transporte público para atender aos lojistas, especialmente aqueles com pontos em shoppings. Hoje, esses empreendedores precisam recorrer ao transporte privado para oferecer o deslocamento de seus funcionários no encerramento do expediente, às 22h.

TURISMO X COMÉRCIO
– Criação e melhoramento dos equipamentos de turismo no quadrilátero central.
– Continuidade do programa de revitalização do quadrilátero central, de modo que a região seja inclusa nos roteiros turísticos e tenha atrativos para acolher o visitante, estimulando sua permanência no local.
– Ampliação do projeto que prevê aplicação subterrânea para os cabos de eletricidade e telefonia na área central.
– Melhoramento dos centros de apoio e informação ao turista.
– Criação de paradas de ônibus específicas que permitam o embarque/desembarque seguro dos turistas no perímetro central.

INCENTIVO AO COMÉRCIO
– Cobrança e fiscalização para a Lei das Placas (das fachadas dos pontos comerciais), para sua correta aplicação.
– Fiscalização contra o comércio informal.
– Ampliação da Lei de incentivo aos lojistas, nos projetos de expansão de seus negócios.
– Incentivos tributário para negócios que geram renda e emprego ao município.

ARTICULAÇÃO
– Composição de secretariado com base em critérios técnicos para escolha dos responsáveis pelas pastas, convidando as entidades representativas de classe para que possam opinar com indicações.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Arquivo Rádio Difusora