Segurança, mobilidade urbana, incentivos ao turismo e aos empreendedores locais – esses são os temas que os profissionais dos segmentos do comércio e serviços de Bento Gonçalves esperam ver na pauta de trabalho dos eleitos para comandar a gestão do município nos próximos quatro anos. Na contagem regressiva para o processo eleitoral de 2016, que definirá os cargos executivo e legislativo da cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves prioriza a interlocução política apartidária na defesa dos interesses daqueles que representa.
A entidade promoveu encontros com os candidatos à prefeitura local para debater os termos de uma carta aberta com reivindicações e prioridades para o poder público. Elaborado com base em informações colhidas durante uma consulta digital aos associados, o documento lista necessidades mais relevantes na opinião dos comerciantes. Diante do crescente índice de criminalidade do município e da ameaça à continuidade das atividades de diversas empresas, segurança foi o tópico prioritário para mais de 80% dos participantes da pesquisa. Outros quatro pontos também apareceram: mobilidade urbana, incentivos ao turismo, aos empreendedores do comércio e articulação política.
Ao longo dos encontros, os candidatos ouviram as pautas apresentadas pela entidade e tiveram a oportunidade de expor seus planos de governo e estratégias para o fomento do setor. De 12 a 14 de setembro a CDL-BG recebeu César Gabardo (PMDB), Guilherme Rech Pasin (PP) e Neilene Lunelli Cristofoli (PT). A entidade ainda aguarda o retorno de Evandro Speranza, candidato pelo PDT, para o agendamento.
“Nossa proposta é contribuir de forma construtiva nos avanços em que a comunidade reivindica, aproximando as pessoas da gestão municipal. Ao compartilhar essas proposições, a CDL-BG coloca-se na condição de parceira do poder público na construção de projetos e condução de ações capazes de gerar retornos positivos para o setor que representa e, consequentemente, para a sociedade”, argumenta o presidente da entidade, Marcos Carbone.
Conheça os cinco tópicos abordados na Carta Aberta da CDL-BG, que também está disponível na íntegra no site www.cdlbento.com.br
SEGURANÇA
– Articulação junto ao Governo do Estado na criação de projetos e programas que visem à promoção da segurança pública do município. O crescente índice de criminalidade preocupa os setores do comércio e serviços, ameaçando a continuidade das atividades de diversas empresas.
MOBILIDADE URBANA
– Plano de mobilidade urbana para garantir fluidez ao tráfego.
– Estimulo à criação de prédios de estacionamento para facilitar o acesso à área central.
– Ampliação dos horários do transporte público para atender aos lojistas, especialmente aqueles com pontos em shoppings. Hoje, esses empreendedores precisam recorrer ao transporte privado para oferecer o deslocamento de seus funcionários no encerramento do expediente, às 22h.
TURISMO X COMÉRCIO
– Criação e melhoramento dos equipamentos de turismo no quadrilátero central.
– Continuidade do programa de revitalização do quadrilátero central, de modo que a região seja inclusa nos roteiros turísticos e tenha atrativos para acolher o visitante, estimulando sua permanência no local.
– Ampliação do projeto que prevê aplicação subterrânea para os cabos de eletricidade e telefonia na área central.
– Melhoramento dos centros de apoio e informação ao turista.
– Criação de paradas de ônibus específicas que permitam o embarque/desembarque seguro dos turistas no perímetro central.
INCENTIVO AO COMÉRCIO
– Cobrança e fiscalização para a Lei das Placas (das fachadas dos pontos comerciais), para sua correta aplicação.
– Fiscalização contra o comércio informal.
– Ampliação da Lei de incentivo aos lojistas, nos projetos de expansão de seus negócios.
– Incentivos tributário para negócios que geram renda e emprego ao município.
ARTICULAÇÃO
– Composição de secretariado com base em critérios técnicos para escolha dos responsáveis pelas pastas, convidando as entidades representativas de classe para que possam opinar com indicações.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS