Entidade lembra aniversário de fundação no dia 12 de agosto, celebrando resultados para seus mais de 500 associados
No dia 12 de agosto, segunda-feira, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) alcança 55 anos de uma trajetória que coincide com o contínuo desenvolvimento do comércio. Se a sua fundação revolucionou o varejo local com a chegada do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ainda hoje um dos principais serviços comercializados pela entidade, passados mais de meio século a entidade continua mobilizada para atender às demandas de um setor que não para de se reinventar frente às modernidades tecnológicas.
A CDL-BG foi fundada em 1969 como Clube dos Diretores Lojistas, de modo a fortalecer uma atividade que começava a crescer na cidade. Junto com o SPC, a união daqueles empresários que fundaram a instituição no Clube Aliança, instituiu, também, um modelo que até hoje segue sendo o pilar de sustentação da entidade: a união de muitos em torno do objetivo de fortalecer, qualificar e desenvolver o comércio. Com mais de 500 associados, a organização se movimenta coletivamente, oferecendo representatividade para conquistar resultados coletivos, sendo um interlocutor com os poderes públicos na discussão das mais importantes pautas. “Nossa caminhada é conjunta, focada no futuro com o qual já convivemos, de modo a trazer aos nossos associados as ferramentas com as quais eles possam se manter relevantes e sempre competitivos num mercado que exige o máximo de nós”, comenta o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Para isso, a CDL-BG se propõe, há anos, a qualificar o comerciante e a promover o comércio. Cursos que tragam aumento da profissionalização são oferecidos constantemente em diversas áreas para alavancar os negócios. As qualificações passam por setores como atendimento, financeiro, gestão, marketing e vendas, além de cursos pontuais para atender a demandas específicas, como montagens de vitrines atraentes. Entram nesse rol, também, as palestras que abordam de temáticas como inteligência emocional e atualizações de práticas e processos transformadores para o comércio, extraídas da presença da CDL-BG em encontros internacionais como a NRF, em Nova York.
Movimentar os lojistas com campanhas que atraíam público, favorecendo a criação de novas receitas e de novos clientes, também está entre as missões da entidade. Uma das mais tradicionais nesse sentido é o Bento Natal Premiado, que todo ano convida o bento-gonçalvense a comprar no comércio local e a concorrer a grandes prêmios. Outra iniciativa conhecida é Liquida Bento, promovida em janeiro para estimular os negócios do comércio local. O Armazém das Pontas, uma das mais diversificadas ponta de estoque da Serra, é outra ação que movimenta o setor com ofertas de moda feminina, masculina e infantil, além de acessórios. A 14ª edição está marcada para ocorrer entre os dias 16 e 18 de agosto, no salão comunitário do bairro Maria Goretti. A CDL-BG também estimula o comércio reconhecendo os comerciantes que se destacam no mercado. Há mais de 30 anos, a organização entrega o prêmio Mérito Lojista, condecorando o trabalho dos empreendedores locais.
Além disso, a CDL-BG contribui com a oferta de diversos serviços. Com o CDL Emprego, por exemplo, oportuniza assessoramento para recrutar pessoal, aproximando candidatos das vagas disponíveis. Também relevante é a emissão de certificado digital, documento eletrônico que funciona como uma identidade virtual, com validade jurídica e segurança para transações digitais.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Augusto Tomasi
Tradição e inovação se encontram na Feira da Agricultura Familiar do Acampamento Farroupilha
Menino de um ano e sete meses, que morreu em Bento, morava junto a outras 12 pessoas em uma pequena casa
Prestação de contas: 146ª Festa de Santo Antônio supera os R$ 700 mil em receitas