Castração de cães e gatos: município realiza uma média de 250 procedimentos por semana

A castração de cães e gatos previne doenças e garante uma vida mais saudável aos animais. A Secretaria da Saúde tem ampliado o número de castrações nos últimos dias. A ampliação do serviço faz parte da reestruturação do setor do Bem-estar animal de Bento Gonçalves. Diariamente tem sido realizada uma média de 40 castrações, e em torno de 250 por semana.

Esta terça-feira, 22, foi mais um dia de alegria para os tutores de 12 gatos que estavam cadastrados para a castração, e que após o procedimento, foram devolvidos no mesmo dia aos seus donos. A entrega dos Pets ocorreu na Rua Coberta.

Volmir Magnani estava ansioso para a chegada de seu gato de 2 anos e comentou sobre a organização das equipes.

“Eu tenho quatro cachorros e duas gatas em casa, todos adotados da rua. Agora eu me inscrevi para essa castração, e foi tudo rápido e muito bem organizado. Estamos muito contentes, porque tem que ter um controle, tanto para os cachorros, quanto aos gatos. Tem gente que não tem condições de pagar para castrar, e por isso é um programa muito importante”.

Andreia Bastos, tutora de uma gata, foi sucinta ao agradecer pelo serviço.

“Sou grata a todos que ajudaram nesta luta para conseguir a castração. Hoje posso dizer que é um dia muito feliz, porque estou recebendo a minha gatinha castrada”.

Andreia Nunes, que atua na ProBem Clínica Veterinária, de Caxias do Sul, responsável pela castração dos 12 gatos, comentou sobre a importância da ação em conjunto com a Prefeitura.

“A castração animal está totalmente relacionada a saúde pública, e dá a oportunidade a todas as pessoas levarem seus Pets. É o começo para evitar doenças, aumentando a expectativa de vida, prevenindo diversos tipos de doenças, principalmente as fêmeas. Esse procedimento diminui em 80% a possibilidade da fêmea ter um câncer de mama. O que o município está fazendo é gigantesco para as pessoas e os animais também”.

A Coordenadora do setor Bem-estar animal, Rafaela Zenato Jornada, destacou sobre a ampliação do serviço.

“É um serviço muito importante, principalmente para o controle populacional. Em janeiro nós abrimos as inscrições, e no mesmo mês já tivemos uma média de 1200 animais inscritos”.

O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, salientou que “temos uma média de 250 animais castrados por semana, entre cães e gatos. Temos uma previsão de que de dois a três meses iremos encerrar a fila da castração. As equipes estão engajadas em prol dessa causa tão importante”.

O Prefeito Diogo Siqueira destacou sobre a ação e a agilidade no procedimento das castrações.

“As equipes estão de parabéns neste trabalho tão nobre que visa o bem-estar de nossos Pets. Essa ação representa um grande avanço na causa animal, e esses já são os primeiros resultados do setor do bem-estar animal”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação

(RM)

error: Conteúdo Protegido