O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, explicou a ideia de presentear os turistas com cartões-postais. “A ideia do projeto surgiu quando o Geison nos apresentou o trabalho realizado e nos falou do desejo que tinha de incluir os cartões ao CAT. E foi nessa conversa que entendemos que seria muito legal, já que é um trabalho diferenciado e de um artista local, valorizando esse trabalho e pedindo ao nosso turista que presenteasse um amigo com esses cartões. Isso é uma forma de divulgação de nossa cidade, já que são cartões-postais de atrativos turísticos, fazendo com que a gente espalhe o nome de Bento Gonçalves por todo o Brasil”, explica.
O Projeto Bento em Aquarela na visão de Geison Ranzi
Bento Gonçalves é uma cidade que inspira e encanta com suas paisagens e cultura. Foi pensando em homenagear a Capital Brasileira do Vinho que Ranzi teve a ideia de trabalhar no projeto Bento em Aquarela, realizando pinturas com o intuito de apresentar os principais pontos turísticos em cores.
“O projeto Bento em Aquarela foi uma forma que encontrei de homenagear a minha cidade e mostrar um pouco do meu trabalho nas artes plásticas, neste caso, com pinturas em aquarela sobre a cidade de Bento Gonçalves. A exposição inaugural aconteceu no final do ano passado e foram criadas 20 aquarelas que mostram os pontos turísticos, aspectos culturais, o interior do município e o trabalho do imigrante italiano. Destas obras, foram escolhidas as 10 mais representativas para reproduzir os cartões-postais com pontos turísticos da cidade”, explica.
Natural de Bento Gonçalves, o artista fez uma seleção especial dos principais pontos do município. “A ideia de reproduzir em cartões-postais foi para facilitar o acesso a arte e ao mesmo tempo tornar a experiência de quem recebe ou envia o postal algo mais pessoal, físico, para guardar de lembrança. Junto com isso, surgiu a ideia de ter uma certa quantidade de selos postais personalizados, que comprovam a procedência do cartão-postal. É uma forma de tornar a experiência de quem recebe o cartão ainda mais personalizada, a pessoa entende que está recebendo um produto de uma cidade que valoriza as suas riquezas e valoriza também a arte”, conta.
A expansão do projeto agradou o artista, que não esconde a alegria de ter o trabalho compartilhado para diferentes regiões do Brasil. “Neste processo de produção dos selos, os Correios gostaram da temática e relevância e solicitaram uma autorização para disponibilizar o selo para venda em seu site, para que colecionadores do mundo inteiro possam adquirir, isso só reforça a ideia do projeto de mostrar os valores da nossa cidade para todo o Brasil e quem sabe até para outros países. É gratificante saber que o meu trabalho artístico está sendo enviado para muitas pessoas do país inteiro, o sentimento que me fez seguir com esse projeto foi o de compartilhar a alegria e orgulho que tenho da minha cidade e externar isso através dos postais. Espero que quem receber os postais possam compartilhar essa alegria e que possam viver esta experiência pessoalmente e conhecer um pouco da nossa cultura e valores”.
O projeto ocorrerá ao longo de todo 2021, com envio semanais dos postais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Geison Ranzi / Divulgação
Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha 2024
HOMEM É PRESO POR RECEPTAÇÃO NA RSC-453, EM BOA VISTA DO SUL
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES