A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde informa a comunidade barbosense que o Município assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal, que tem por intuito disponibilizar medicamentos no combate ao novo Coronavírus (COVID-19).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, entre estes medicamentos está a Cloroquina ou Hidroxicloroquina, ambos tem protocolos específicos de utilização pelo Ministério da Saúde. Ou seja, o paciente precisa apresentar os sintomas da COVID-19 e buscar atendimento médico para que o mesmo faça a avaliação sobre a prescrição da medicação.
O objetivo em adotar essas medidas de prevenção, não é obrigar o uso dos medicamentos, mas sim disponibilizar aos profissionais da saúde como forma alternativa de tratamento. Será uma decisão única e exclusiva de conduta do médico e do paciente, através da assinatura de um Termo de Consentimento que pode ser impresso no site pelo link:
http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_07_22_1595426450.pdf.
Desta forma o Município terá disponível na Farmácia Municipal os medicamentos, que somente poderão ser retirados pelos pacientes que apresentarem a receita médica com a indicação do tratamento e o termo de consentimento. Reforçamos que caberá ao médico definir o que vai receitar ou não ao seu paciente e da importância da assinatura dos documentos.
Mais informações pelo fone 3461.8904 na Secretaria da Saúde.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis