Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente conhecida por Chocolate Preto, em função da coloração escura de sua polpa. As frutas apresentam calibre mediano e marcantes traços de coloração verde, porém polpa firme e crocante.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, essa cultivar é a que mais exige cuidados para a prevenção e controle da pinta preta ou Antracnose. Porém, a cada safra que passa, a Fuyu, caqui de polpa branca, vem aumentando sua suscetibilidade a essa fitopatia, praticamente a única que ocorre nesta cultura na região serrana, porém de controle bastante difícil.
De maneira geral, os pomares demonstram bom vigor e sanidade. A carga de frutos é bastante irregular, tanto na planta, quanto entre pomares. Caquizeirais atingidos pelo granizo no final de outubro de 2018 demonstram carga dentro da média para a safra, porém com área foliar menor pelos danos nas folhas. Esse aspecto poderá influenciar no calibre das frutas.
Fonte: Emater
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)