A primeira entrevista na serie com os candidatos ao Palácio Piratini nas Eleições 2018 foi Eduardo Leite (PSDB), na manhã desta segunda-feira, 27. Filiado ao PSDB desde os 16 anos, foi o prefeito mais jovem eleito em Pelotas, sua cidade natal, governada por ele de 2013 a 2016.
Ele destacou que neste período “aprendeu-se que não se consegue resolver todos os problemas em quatros, mas é possível atacarmos os principais problemas do Estado, que determinam na população o sentimento de esperança ou desesperança”, disse.
Leite foi provocado pelo partido para concorrer e reconhece que a situação financeira no Estado será desafiadora. “A gente tem um desiquilíbrio real entre receitas e despesas. Você tem que atuar no ajuste das contas, identificando no orçamento quais são os maiores gastos que temos, com quase 80% do custo com pessoal, folha de pagamento, tanto na ativa quando inativos”, completou.
O candidato prometeu colocar em dia os pagamentos dos servidores com despesas controladas, buscando ainda incremento de receitas com o aumento da atividade econômica.
Eduardo reconhece a segurança como uma pauta urgente, tanto que tem como vice-governador em sua chapa o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB), ex-chefe de polícia civil do estado (2011-2014). Defende a implantação de Planos Municipais de Segurança ao investimento no sistema Penitenciário com parceria do setor privado.
“Promover a integração entre as polícias, desde a prevenção, com reforço nas equipes também é fundamental”, salientou.
Na área da saúde o candidato entende que é necessário trabalhar desde a atenção primária, com equilíbrio das contas, para garantir ainda recursos e repasses para os municípios. Acredita na telemedicina, com exames que podem ser feitos com apoio da tecnologia. Na alta complexidade também reorganizar as referências regionais
Ouça a entrevista:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/491297622″ params=”color=#ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true” width=”100%” height=”300″ iframe=”true” /]
As reportagens são exibidas durante o programa Rádio Jornal 1ª edição (7h-8h) e podem ser ouvidas no 890 AM ou no http://difusora890.com.br/live/.
Nesta terça-feira, 28, é a vez de Jairo Jorge (PDT). Na quarta-feira, 29, José Ivo Sartori (MDB). Na quinta-feira, 30, Júlio Flores (PSTU). Na sexta-feira, a partir das 7h25 do dia 31 (data que inicia a Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e TV), Mateus Bandeira (NOVO).
Na próxima semana, dia 3 de agosto, é a vez de Miguel Rossetto (PT) e por fim, dia 4, na terça, Roberto Robaina (PSol). As Eleições 2018 tem o primeiro turno dia 7 de outubro e o segundo turno, no dia 28 do mesmo mês.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Comunidade de São Pedro se prepara para a 6ª edição da Festa Flores de Pedra
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
MEIs podem emitir notas fiscais de forma simplificada com aplicativo Nota Fiscal Fácil