A quinta semana consecutiva na Bandeira Laranja no Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul (Risco Médio) para a Macrosserra com a inclusão da cidade de Bento Gonçalves trouxe um fato novo desde o começo da pandemia, a desabilitação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Tacchini. A informação foi confirmada na semana seguinte em que a Casa de Saúde atingiu a menor ocupação na UTI Adulto.
Com um salto de 20 para 50 leitos no total, 23 do SUS (Sistema Único de Saúde) e até este começo de setembro 27 privados (agora o número atualizado é de 22), existem algum motivos para tal.
O custo para manutenção por dia varia de R$ 1,6 mil a R$ 1,8 mil, a necessidade de recursos humanos para operacionalização e própria demanda.
Por outro lado, especificamente os leitos SUS (antes da pandemia eram 13 e aumentaram para 23) foram renovados com aporte do Governo Federal (através de Medida que auxilia os Municípios e Estado durante a pandemia) e seguem em funcionamento.
Uma das curiosidades é que aumentaram os pacientes de outras cidades que pela Central de Regulação do Estado foram encaminhados para Bento Gonçalves justamente pela sua estrutura. Até a sexta-feira, 4, dos 19 leitos SUS ocupados, oito eram de pacientes de outros locais (na noite desta segunda-feira o número caiu para 14 ocupados) (***informação exclusiva apurada pela Rádio Difusora: Picada Café, Gravataí, três pacientes de Carlos Barbosa , Presidente Lucena e Nova Bassano).
De acordo com o coordenador Médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura, Marco Ebert, o dado revela que “a nossa capacidade está contribuindo para atender pacientes de outros municípios”, disse.
Sobre a desabilitação dos leitos particulares no Hospital Tacchini a reportagem há alguns dias solicitou uma entrevista com dirigentes da instituição, o que deverá ocorrer nas próximas horas.
Em recente participação na programação da 890 AM, no mês de agosto, o prefeito Guilherme Pasin, que responde como Secretário de Saúde, confirmou que com o avançar no enfrentamento da pandemia seria natural a diminuição de leitos e a expectativa é garantir pelo menos 35 no total, o que seriam 15 a mais desde o período antes do Covid-19.
Veja a situação atual em termos de ocupação de leitos em Bento Gonçalves:
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro