Cafeteria de Bento disponibiliza local para trabalho sem obrigacao de consumo

Indo contra uma tendência europeia de cafeterias, recente no Brasil, que cobram pelo tempo de permanência e não pelo consumo (experimento social “anti-café”, iniciado em Moscou, na Rússia), uma cafeteria em Bento Gonçalves, está disponibilizando seu espaço para trabalho sem a obrigatoriedade de “pedir algo”.

Idealizada pelos jornalistas Vanessa Botega e Pablo Furlanetto, quando viveram na Europa no ano passado, o “Ricordare – Lo Spazio della Felicità” é um espaço gastronômico baseado sob o conceito de felicidade compartilhada. Segundo eles, viver e reviver momentos felizes (tendo a comida e a bebida como panos de fundo) não incluem obrigações – e isso também se refere ao trabalho. “Trabalhar em casa ou mesmo no escritório não exige que eu pague para tal. Nós também queremos oferecer isso. Somos um espaço para as pessoas terem experiências, não obrigações. O que elas consumirem é porque querem; nosso estabelecimento surge como terceiro ponto entre casa e trabalho para que as pessoas venham e o aproveitem-no como quererem”, justifica Pablo.

Ideia europeia de trabalho – o Ricordare disponibiliza plug-ins para tomada e entrada USB, além de internet Wi-Fi gratuita, sem restrição de uso. Por lá, o consumidor ainda tem uma carta (e o cheiro) de café italiano, gelato, crepe francês, confeitaria e outros produtos diferentes. A ideia do espaço, aliás, surge com referências estrangeiras. “Cafeterias como a nossa, com cardápio flutuante na parede, arquitetura rústica e ‘informal’, mesas compartilhadas, são muito comuns na Europa. Os espaços para trabalho nessas cafeterias também são normais: a ideia de fugir do escritório para trabalhar ou ter reuniões envolvidas pelo cheiro do café já está naturalizada”, comenta Vanessa, que trabalhou em uma cafeteria italiana em Dublin, na Irlanda.

Fonte: Divulgação

error: Conteúdo Protegido