Neste sábado (8/8), ocorre o Dia Estadual em Homenagem aos Policiais Mortos em Serviço, data instituída através da LEI Estadual N°15.156, de 24 de abril de 2018 e inspirada na Portaria 643.A/EMBM/2016 da Brigada Militar, para homenagear os policiais militares que tombaram em cumprimento do dever.
Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Instituição preparou um pequeno ato onde o Comando da Brigada Militar foi representado pela presença do Comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM), Tenente-Coronel Fernando Gralha Nunes, para que sejam respeitadas as medidas de distanciamento controlado previstas nos Decretos Estaduais determinados pelo Governo do Rio Grande do Sul.
A solenidade foi realizada às 11h, no Largo Valdeci de Abreu Lopes, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre e foi transmitida ao vivo no Instagram da Brigada Militar @brigada_militaroficial. O local foi escolhido por ter o nome e representar o Cabo Valdeci, morto durante confronto com integrantes do Movimento Sem Terra (MST), em 8 de agosto de 1990, e hoje materializa um memorial.
A última morte no Estado foi a da Soldado Liliane Silveira Quintana, do 2° Regimento de Polícia Montada (2°RPMon). Soldado Quintana jamais imaginou que assumiria o seu último turno de serviço, pois no dia 2 de maio em deslocamento para atendimento de uma ocorrência se envolveu em um acidente com a viatura. Depois de 45 dias internada no hospital, veio a falecer após contrair o Covid-19.
Através das homenagens e lembranças, a Brigada Militar homenageia e lamenta ter perdido os valorosos profissionais que cumpriram o juramento que fizeram ainda no Curso Básico de Formação Militar quando ingressaram na Instituição.
Fonte: Brigada Militar
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS