Em 2013, 9% do material coletado era destinado corretamente
Na contramão da realidade brasileira, que recicla apenas 3% de todo o lixo coletado, Bento Gonçalves segue progredindo em questões ambientais. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente cerca de 24,20% do lixo coletado anualmente são reciclados. O resultado deve-se a política pública de incentivo a reciclagem e de educação ambiental implantado pela Administração Municipal. Em 2013, apenas 9% do material coletado era reciclado.
Os estudos de caracterização indicam que do total da coleta seletiva, após triagem feita pelas associações recicladoras, aproximadamente 75% compõem a massa de rejeitos que é descartada junto com o resíduo não reaproveitável. Atualmente cerca de 110 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente.
A coleta seletiva para reciclagem dos materiais está possibilitando a recuperação diária de 2,40 toneladas de papel e assemelhados; 2,34 toneladas de plásticos; 1,02 toneladas de vidro; 0,24 toneladas de ferro; e 0,07 toneladas de outros metais.
“A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. E ainda contribui para a renda de várias famílias, que compõem as oito recicladoras do Município”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias.
A Administração Municipal investe na promoção em educação ambiental, importante instrumento de mobilização da comunidade para mudança de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva. “É um trabalho que começa na base, educando as crianças, que são os multiplicadores da importância da reciclagem para o meio ambiente”, afirma Dias.
Entre os projetos realizados estão: Projeto Sensibilização Ambiental, Ame o seu Bairro, Ciclo de Consumo Consciente, Sementes de Cidadania, Eu Jogo Limpo Com Bento, Recicle com a Gente, Agente da Natureza Melhor Idade, Logística Reversa, Eco Vale, Semana do Meio Ambiente e Operação Vindima, conscientizando 21.349 pessoas sobre a destinação correta de resíduos, em 2017. Até junho deste ano, 15.563 pessoas já foram sensibilizadas com as ações.
Outro importante avanço é a proposta de transformar os resíduos em energia alternativa, por meio de uma parceria público-privada exclusiva no país. A construção da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos aumentará o percentual de reciclagem na cidade, pois a separação do lixo feita pelas recicladoras contará com auxílio de uma esteira com sensores que identificarão o que é plástico, papel, metal, vidro e lixo orgânico.
Fonte: Prefeitura de Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves