Na última semana, o município recebeu a equipe de filmagens do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e da TV Escola. Na ocasião, o grupo realizou entrevistas e captou imagens de Bento Gonçalves que irão integrar o reality show Super Merendeiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no qual participa Daniela Felizardo, merendeira da rede municipal de ensino e criadora da receita polenteca, que venceu o primeiro lugar do 2º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar – Etapa Regional Sul.
A polenteca é resultado do Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria da Agricultura, com o apoio da EMATER, SINDILOJAS, SICREDI, Associação dos Agricultores Ecológicos de Bento Gonçalves, Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Papelaria Botafogo, Agropecuária Agro Pet dos Anjos, Adubare-Compostos Orgânicos e Subprefeitura do Vale dos Vinhedos.
Esta ação é desenvolvida desde 2013, e em 2017 contemplou 15 escolas municipais. As escolas envolvidas recebem orientação técnica e pedagógica, bem como a doação de mudas, sementes e composto orgânico. A implantação e reativação das hortas escolares propiciam que aos alunos compartilharem responsabilidades como plantar, cuidar, aguar e colher. Os gêneros escolhidos para o plantio primam pela variedade, buscando enriquecer a experiência dos estudantes em torno do cultivo da terra, propiciando o acompanhamento do crescimento de diferentes vegetais que, colhidos, incrementaram a alimentação escolar.
Sineidy Santos, assessora de coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ressaltou que “A figura da merendeira, sua função dentro da escola, a valorização do seu trabalho, só existe por ter uma boa gestão. E isso, em Bento Gonçalves, ficou muito claro por meio do Projeto Olhar Atento e isso faz toda a diferença para o sucesso e o reconhecimento de uma educação exemplar e integrada à comunidade”.
Super Merendeiras
O roteiro da equipe incluiu a captação de imagens como Praça Achylles Mincarone, Vinícola Aurora, Belvedere Parque da Ferradura, Caminhos de Pedra, Via Del Vino, Pipa Póritco e a Escola Municipal Infantil Feliz da Vida. As filmagens contaram com o apoio das Secretarias de Educação e Turismo e da produtora cultural local Deise Chagas.
O programa, no estilo Master Chef, terá um total de 13 episódios de 26 minutos cada, e tem previsão de estrear em setembro, onde as vencedoras da primeira edição irão competir com as vencedoras da segunda edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As gravações do programa irão acontecer em julho, no Rio de Janeiro.
O programa Super Merendeiras tem o objetivo de divulgar as boas práticas da alimentação saudável e a valorização da profissão de merendeiro (a) no processo educacional e pedagógico, pois colocam em prática todos os critérios estabelecidos para uma alimentação saudável, manipulando diretamente os alimentos e mantendo uma relação expressa com os estudantes. O PNAE, que teve início em 1942, é responsável por servir mais de 50 milhões de refeições todos os dias para 45 milhões de estudantes de 160 mil escolas de todo o país.
Boas práticas de agricultura familiar
Os investimentos da administração municipal na compra de alimentos in natura (sem processamento), que chegam nas 42 escolas do município, beneficiam mais de 10 mil alunos. Do início do ano letivo até maio de 2018 foram investidos em merenda escolar R$613.166,39.
Cerca de 95% dos recursos transferidos pelo FNDE através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, são investidos em produtos da agricultura familiar, beneficiando os produtores rurais de Bento Gonçalves e região, fator decisivo para classificação do Município. São frutas, legumes, hortaliças, entre outros alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que compuseram 2,7 milhões de refeições que chegam até as crianças.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Aprovada MP com recursos a educação, cultura e Pronampe no RS
MP com crédito de R$ 230 milhões para produtores do RS é aprovada no Senado
Sexto episódio da série documental dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul é apresentado no Hospital Pompéia