O Prefeito Guilherme Pasin e o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto participaram nesta segunda-feira, 11, em Porto Alegre, do lançamento do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), do Ministério do Turismo. Com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões do governo federal, a iniciativa pretende financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo Brasil, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado. O evento contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Com o Prodetur + Turismo, os municípios gaúchos terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o financiamento abre uma oportunidade para realização de ações, que contemplem principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana. “É um incentivo para o desenvolvimento de um setor tão importante para o país”, disse.
Para o governador José Ivo Sartori “o turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse projeto possibilita, também , a melhoria no atendimento ao turista”, disse.
Conforme o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em 2017, um em cada cinco postos de trabalho criados são gerados pelo segmento do turismo. “As pessoas e o consumo mudaram, elas querem viajar. Temos um espaço muito grande para crescer. O Brasil é um país que ainda é jovem e se propõe a ser moderno, mas ainda é muito conservador e tem dificuldade de mudança”, disse.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis