A adoção de animais é benéfica para a sociedade como um todo. Para além do bem-estar animal, a prática transforma a vida de todos de forma positiva, proporcionando uma convivência harmoniosa. Desde que ocorreu a reestruturação da causa animal em Bento Gonçalves, o Bento-Pet vem desenvolvendo uma série de ações e atividades que promova estreitar os laços de quem procura adotar um pet, auxiliando na diminuição de animais abandonados ou em situação de rua.
Nesta semana dois novos pets conheceram um lar numa adoção dupla. Um deles é Copinho, cão de oito meses, de porte pequeno, que há alguns meses estava sob o cuidado da equipe do Bento Pet aguardando um lar. O outro pet adotado foi o gato Kong, que também se encontrava em recuperação.
A adoção foi feita pelo casal Maria Caroline Oliveira da Silva e Juliano Gaieski. Após ficarem sabendo do anúncio de adoção, feito pela equipe do Bento Pet, tomaram a decisão de ir até o espaço e adotarem Copinho e Kong.
“Nós já tínhamos animais vindos de adoção e de resgate, mas nós sentíamos nosso lar vazio, então estávamos planejando adotar um gatinho. Foi quando recebemos a mensagem do Samu Pet anunciando que tinha alguns animais para adoção. Foi uma luz para nós e quando soubemos da história deles tivemos certeza que era o certo a se fazer, foi então que algo tocou meu coração de pegar um cãozinho, então adotei o copinho que é doce, gentil e muito amável. Está sendo uma alegria para nós tê-los em nossa família”, comenta Maria.
Ainda segundo ela “adotar vai além da ração e da água. É dar amor, carinho e cuidado, pois só os animais lhe devolvem isso, e em dobro. Por isso não compre, adote um animal”.
A veterinária Michele Segato destacou sobre a importância da posse responsável. “Quando uma família opta por adotar um animal, ela tem que pensar que a adoção não é momentânea. A pessoa será responsável pelo animal durante toda a vida dele, e tem a obrigação de cumprir com as necessidades básicas do animal. É uma decisão que a família tem que tomar consciente sabendo que é para a vida toda do pet”.
A veterinária salientou ainda que “a adoção em conjunto feita nesta quinta-feira nos deixou muito felizes, pois vimos a realização do nosso trabalho, concretizando o que pregamos diariamente, que é passar a ideia da adoção consciente e a importância dos cuidados que se deve ter com os animais”.
Os animais estão em período de adaptação com a nova família.
Programa de castração
Outro programa que tem feito a diferença para a causa animal é referente a castração de cães e gatos, mediante cadastro prévio. Desde o início do último ano já foram realizadas 5 mil castrações de cães e gatos. Os animais são encaminhados para procedimento nas clínicas cadastradas.
O cadastro para castração é feito através dos mutirões nos bairros. Em todas as ações a equipe do BentoPet vai junto e realiza o cadastro, para posteriormente o animal ser castrado. As inscrições são realizadas para pessoas moradoras de determinado bairro onde a ação é realizada.
Atualmente não estão abertas as inscrições para a realização de novos procedimentos de castração. A Secretaria de Saúde acompanha o processo, e ao longo dos próximos meses devem ser informadas novas datas sobre a inscrição para castração.
Se você quiser ajudar a equipe com doações ou conhecer os animais disponíveis para adoção entre em contato através dos telefones 3055-7115 ou 992744262.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Coro Unimed leva música e emoção em eventos da Noite Luminosa, na Serra Gaúcha
Banda Samba de Moça é atração no Verão Cultural de Natal nesta terça, dia 3
Campanha do DetranRS chama a atenção para motofretistas