Depois de auditorias documentais e presenciais, Bento Gonçalves teve a proposta de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) aprovada. A confirmação foi feita nesta sexta-feira, 09, por técnicos da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), da Secretaria da Agricultura do Estado (Seapi), que estiveram na cidade para fazer a última avaliação do Serviço de Inspeção Municipal. Um estabelecimento está indicado e poderá utilizar o Selo SUSAF.
O sistema permite que agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal possam vender para além dos limites da fronteira municipal, em todo o Estado. O projeto inicial era realizar adesão ao programa através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), porém nem todos Municípios atingiram as conformidades exigidas pela Secretaria Estadual.
De acordo com a médica veterinária, fiscal estadual agropecuária na Seapi, Joline Dalla Vechia o comprometimento da prefeitura foi fundamental para que o Município conseguisse ser aprovado. “Bento Gonçalves cumpriu os requisitos e conquistou a adesão ao programa. Quem mais ganha é o consumidor que tem a garantia de que está adquirindo produtos de qualidade e certificados pela fiscalização municipal que passa a considerada equivalente a fiscalização estadual”, complementa.
O Prefeito Guilherme Pasin comemorou a conquista. “Esse é o resultado de um trabalho já realizado pela nossa equipe na secretaria de agricultura, que se empenha para desenvolver ações que beneficiem as agroindústrias familiares fomentando a geração de emprego e renda. Esse trabalho credenciou o Município para aderir ao programa”, disse.
Para manter o SUSAF-RS o município deve dar continuidade ao trabalho já realizado pelo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que prima por assegurar à população acesso a alimentos seguros e com procedência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor