Bento Gonçalves passa a contar com duas agroindústrias de vinho colonial legalizadas. O reconhecimento ocorreu por meio da entrega do certificado do programa Selo Sabor de Bento à agroindústria Porão do Vale, localizada no Vale dos Vinhedos, propriedade do produtor Vitório Somensi, nesta quinta-feira, 4, no Salão Nobre da Prefeitura.
O projeto Selo Sabor de Bento pretende evidenciar e valorizar as agroindústrias familiares garantindo a qualidade do produto oferecido. A entrega dos certificados foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, do chefe de escritório da Emater de Bento, Thompsson Didoné, e dos coordenadores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Selbach, e das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira.
Os proprietários, Vitório e Ivone Somensi, comemoraram a certificação. “É um grande orgulho e satisfação também poder participar de feiras e receber o pessoal na nossa cantina. Valeu a pena o esforço da família. Nós começamos com o Festival do Vinho Colonial e depois de lá procuramos a Secretaria e a Emater para montar a agroindústria e recebemos as orientações”, relembraram.
A limitação da produção é de 20 mil litros por ano e no mínimo 70% da uva utilizada deve ser colhida na propriedade. O comércio pode ser realizado dentro das propriedades e em feiras, cooperativas e associações de produtores.
O prefeito Guilherme Pasin ressaltou o pioneirismo do Município em legalizar as agroindústrias de vinho colonial. “A primeira agroindústria de vinho colonial do Estado é de Bento. O processo de elaboração da minuta de lei, aprovado pela Câmara do Senado que instituiu o vinho colonial, foi feito por nossos técnicos em parceria com as entidades. Temos de valorizar isso e as pessoas daqui. Nosso papel é fomentar o desenvolvimento de vocês. Parabéns pela conquista e muito sucesso!”, destacou.
Bento Gonçalves integra o projeto piloto para busca do registro, organizado pelo Ibravin, Emater, Embrapa Uva e Vinho, Seapi/RS e Mapa, e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e apoio da Prefeitura.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, coordenadores, diretores e servidores do Poder Público.
Projeto de Valorização dos Vinhos Coloniais
O projeto visa qualificar e valorizar a produção da matéria-prima e a elaboração dos vinhos coloniais produzidas no interior do Município, abrangendo agricultores dos quatro distritos. A iniciativa oferece tardes de campo e demonstração de método em atividades de poda, adubação, manejo dos vinhedos, degustação, elaboração de vinhos e mostra gastronômica.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Laura Kirchhof
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone