Nesta quarta-feira, 18, o Prefeito Guilherme Pasin esteve visitando a cidade de Conegliano, na Itália. Na ocasião, o ex-prefeito e presidente da Associação Città Del Vino, Floriano Zambon convidou o Município para integrar o seleto grupo que reúne cidades produtoras de vinho, da Europa, para debater políticas públicas e projetos em benefício da cultura e economia do vinho.
Criada em 1987, a associação Città Del Vino é uma organização cuja missão é fazer respeitar e promover a identidade do vinho, em um ambiente de excelência técnica. A associação, também, mantém relacionamento com a Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin).
Entre seus associados estão cerca de 482 comunidades, produtores responsáveis por 80% dos vinhedos italianos com certificação de origem. “É um orgulho receber esse convite, e um fechamento especial para essa missão de divulgação da Wine South America. Isso representa que o trabalho realizado em Bento Gonçalves está sendo reconhecido internacionalmente”, ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.
Pasin ainda destaca que a escolha de Bento Gonçalves como sede da feira foi um fator importante para o convite. “A escolha da cidade como sede da Feira Internacional do vinho, pela empresa realizadora da Vinitaly, foi um dos grandes embasadores do convite para cidade integrar a associação Città del Vino”, disse. O diretor de operações do Grupo Milanez & Milaneze S/A promotora da Wine South America no Brasil, Alberto Piz, participou do encontro.
As cidades associadas seguem um padrão de qualidade, estabelecido no estatuto como “Carta da Qualidade das Cidades do Vinho”. Entre os princípios estão proteger o vinho e sua paisagem; disponibilizar a cultura do vinho; participar de rotas do vinho; inserir os vinhos em seus ambientes.
A oficialização de Bento Gonçalves como Città Del Vino será realizada, em setembro, durante a Wine South America.
Feira Internacional de Vinhos
Na terça-feira, 17, foi lançada, na 52ª Vinitaly 2018, a Wine South America, que acontece de 26 a 29 de setembro em Bento Gonçalves. A expectativa é reunir 10 mil visitantes (entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes) e 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor