Há 26 edições, Bento Gonçalves tem sido palco de um dos mais importantes festivais de dança do país. Além de promover a dança entre bailarinos de escolas brasileiras e do exterior, o Bento em Dança também assumiu a missão de aproximar a comunidade regional da arte da dança. Com este propósito, este ano cerca de 300 crianças e adolescentes da cidade terão a oportunidade de participar de aulas de dança com os professores Gustavo Côrtes e André Pires.
Na primeira oficina, programada para quarta-feira, 10 de outubro, das 10h às 11h30min, o Bento em Dança vai à Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, onde reunirá 150 adolescentes do Ensino Médio numa aula de Danças Populares com o especialista no gênero, Gustavo Côrtes, que integra o quadro docente e de jurados do festival. A escola foi escolhida levando em conta sua intensa atividade com a realização da Tertúlia, em sua 10ª edição. Inclusive, duas turmas abrirão a programação do concurso no mesmo dia, na Noite das Etnias, com apresentações do folclore gaúcho.
No dia seguinte, 11 de outubro, às 10h, será a vez de 150 crianças de 8 a 12 anos irem ao festival para viver a experiência de uma aula de Danças Urbanas com o professor André Pires. São alunos do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) Balão Mágico, do bairro Aparecida, e da Escola Municipal Félix Faccenda, do Jardim Glória. “O Bento em Dança vai seguir mais vivo do que nunca em espaços abertos para a promoção da arte. Vamos levar a dança para quem quiser viver a arte em suas mais diversas manifestações. Este é um dos nossos compromissos e faremos o melhor para que nossas crianças e adolescentes possam se embalar na cultura da dança, participando de experiências produtivas e saudáveis”, destaca a presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia.
Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites. Durante o dia, 69h de aula, sendo 36h na Fase A e 33h na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta. Estes são os nomes dos professores do 26º Bento em Dança. Eles têm dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite.
FASE A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo
FASE B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre.
PROGRAMAÇÃO CONCURSO – Gêneros de cada noite
Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas
Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018
O Programa de oficinas detalhado está disponível em nosso site www.bentoemdanca.com.br
SERVIÇO
Quando? 6 a 13 de outubro de 2018
Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Noite abertura: 18h
Demais noites (concursos): 19h
Ingresso: R$ 20 no local
Números do 26º Bento em Dança
Coreografias: 500
Horas de espetáculos: 32h em oito noites
Participações: 5.200
Oficinas: 19
Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Solange Aquino
Dom José Gislon – Para fazer resplandecer o espírito do Natal!
Consulta Popular divulga as quatro prioridades eleitas na Serra
UCS Bento entra em 2025 com novo curso de Administração