Uma Central de Práticas Restaurativas Comunitárias deve ser inaugurada em Bento Gonçalves na metade do mês de maio. O trabalho preventivo, com foco na cultura de paz, será oferecido na parte inferior do prédio do Lar das Meninas. Uma central ligada ao Ministério Público já está instalada no município desde outubro de 2014.
De acordo com coordenadora e facilitadora em Círculos de Construção de Paz, Cláudia Refatti Benato, o objetivo é dar sequência às ações iniciadas, com a aproximação das comunidades. ‘Tudo que não for ligado à justiça, tudo que não tiver boletim de ocorrência, registro policial, então a gente vai tentar resolver por ali, resolver os conflitos através do diálogo nessa central. Tudo o que tiver registro de ocorrências é realizado o procedimento aqui na central de práticas restaurativas no Ministério Público e tudo que for ser da comunidade a gente vai fazer na central de práticas comunitárias’, explica.
‘‘Nós não conseguimos subir de elevador em um projeto desses. Temos que subir pela escada’, afirma promotor
Em 2015, foram acolhidas 2.798 pessoas, 48 foram os procedimentos de averiguação envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, foram registrados 35 procedimentos de averiguação e negligência contra idosos.
Segundo o promotor Elcio Resmini Meneses, os números refletem um trabalho construído passo a passo. ‘Nós não conseguimos subir de elevador em um projeto desses. Temos que subir pela escada. Precisamos fortalecer, se não for por intermédio de servidores públicos, fortalecer por intermédio de forças da comunidade. Com o material humano que se conseguiu trabalhar e produzir acho que os números são fantásticos em 2015’, afirma, ao destacar que o desafio é justamente aumentar esse número com a adesão de outras forças.
Miniempresa de Bento Gonçalves participa da final nacional no Piauí
Leite participa de assinatura de portaria que institui conselho para gerir obras pós-enchentes no RS
Fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha marca primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS