O uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixa de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento. O Decreto nº 56.403, foi publicado pelo Governo do Estado, no sábado (26). Para crianças entre seis e 11 anos, a máscara passa a ser protocolo recomendado.
O novo regramamento tem embasamento no parecer técnico assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O documento levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.
O prefeito Diogo Siqueira destacou que o Município “irá seguir a normativa. Acreditamos que as crianças precisam ter uma tranquilidade e uma qualidade melhor de assistir a aula. Uma normativa que, não é só do Governo do Estado, mas tem a recomendação de órgãos de saúde. Aos poucos vamos voltando a normalidade”, disse.
De acordo com o documento: para menores de 02 anos, o uso da máscara não é recomendado; menores de 06 anos é desaconselhado, entre 06 e 11 anos é recomendado (não obrigatório); 12 anos ou mais é obrigatório.
A Prefeitura de Bento Gonçalves irá publicar decreto com as novas orientações. A Secretaria de Saúde e Educação estão elaborando documento para orientação das escolas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal