Bento: Centro de Apoio Educacional Especializado atende em novo espaço

Atualmente estão participando de atendimentos em pequenos grupos 100 alunos e outros 30 em atendimentos individuais
Com um olhar para o desenvolvimento pleno de seus alunos e atentos à realidade onde as demandas pelo apoio educativo têm se intensificado, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação (SMED) implementou, ainda em 2021, o Centro de Apoio Educacional Especializado (CMAEE).
O espaço conta uma equipe multidisciplinar para atender alunos que apresentam dificuldades nos seus processos de aprendizagem ou lacunas importantes no desenvolvimento das habilidades preditoras da alfabetização, letramento, criatividade e raciocínio lógico.
Nesta quinta-feira (25), foi apresentada para imprensa a nova sede do serviço. Localizado na Avenida Osvaldo Aranha, o espaço é amplo e equipado para atender as demandas de cada aluno. São utilizados recursos pedagógicos diferenciados, jogos, materiais estruturados e não estruturados.
O CMAEE tem como tema “A liberdade de aprender”. “Reconhecemos que aprender é um processo complexo, porém, pode ser divertido, significativo, envolvente, emocionante e contribuir decisivamente para que todos tenham a possibilidade de vislumbrar seus próprios horizontes, expandidos e referendados. Por isso a aprendizagem é, definitivamente, um marco de cidadania”, destaca a coordenadora, professora e psicopedagoga Ivani Pelicer.
Segundo a secretária de educação, Adriane Zorzi,“ o centro é um sonho que está sendo construído, para acolher, atender e auxiliar àqueles alunos que necessitam de um olhar diferenciado para atingir o sucesso na escola. Nosso objetivo é que todos os alunos possam se alfabetizar e desenvolver todas as habilidades da faixa etária, sem prejuízos a evolução da sua aprendizagem. Formamos uma equipe multiprofissional qualificada, para podermos atender da melhor forma a demanda de cada caso”, disse.
Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “nesse espaço vamos recuperar os alunos que estão tendo dificuldades através do trabalho de psicólogas, psicopedagogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e professores, sendo uma gama de profissionais que irão trabalhar individualmente com cada aluno. O propósito é não deixar nenhum aluno para trás. Esse espaço é uma alta especialização da educação, feito através de um trabalho muito planejado, representando uma conquista da educação de Bento Gonçalves”.
 Sobre as intervenções
 Ao serem encaminhados para o atendimento no CMAEE, os educandos das escolas da rede municipal, terão à disposição, sessões semanais, individuais ou em pequenos grupos, com apoio multiprofissional.
Após serem avaliados pelos professores e a partir do encaminhamento são verificadas as especificidades de cada caso. Podendo permanecer, com frequência regular, até três meses.
Atualmente estão participando de atendimentos em pequenos grupos 100 alunos e outros 30 em atendimentos individuais, dos anos inicias do ensino fundamental.
Para poderem participar, os alunos utilizam o transporte Caminhos da Escola e recebem um lanche no período em que estão em atendimento. Ao ingressar no CMAEE, os educandos poderão entrar em contato com diversos mecanismos formais de avaliação quantitativa e qualitativa.  “Isso agregará à sondagem diagnóstica de aprendizagem, a identificação dos níveis da leitura, escrita, cálculo e raciocínio lógico”, salienta a secretária.
 O que o CMAEE oferece?
 — Acolhimento, escuta ativa, oportunidade de aprendizagem com professores especialistas em alfabetização e em transtornos de aprendizagem, diversas maneiras de aprender.
 Metodologia de trabalho:
 — Após a sondagem inicial, os educandos terão a possibilidade de vivenciar três experiências distintas envolvendo o conhecimento, de forma lúdica, prazerosa e sistemática.
 · Oficina I — ALFABETIZAÇÃO: visa promover a expressão oral, estimular o imaginário, a criatividade e desenvolver as competências da leitura e escrita. · Oficina II-MODELAGEM MATEMÁTICA: voltada para o desenvolvimento das habilidades para analisar e solucionar problemas do dia a dia.
 · Oficina III — TERAPÊUTICA: Desenvolvida pelas psicopedagogas e a psicóloga buscam a significação da aprendizagem, conforme a citação de Jorge Visca: “A aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
error: Conteúdo Protegido