Um dos encontros mais importantes, articulados e atentos à cena contemporânea da cultura hip hop no Brasil, o Battle In The Cypher chega à sua 9ª edição na Fundação Casa das Artes de 29 de março a 1 de abril, em Bento Gonçalves. Dançarinos, grafiteiros, rappers, DJs, skatistas e amantes da cultura urbana e do hip hop do Brasil, de grande parte da América do Sul e até de países europeus estarão na Serra, na atividade que integra o Calendário Municipal de Eventos de Bento Gonçalves.
A programação inclui exposições, mostra de dança, cinema, graffiti, batalhas de dança, competição de skate, debate e oficinas em escolas, dentre outras atividades. Antes da semana intensa de atividades, o BITC teve pré-edições qualificatórias no Mato Grosso do Sul, Uruguai e Paraguai. Os vencedores destas batalhas estarão em Bento Gonçalves para competir, reforçando a projeção e o caráter representativo desta grande festa.
Nesta edição, a estimativa é reunir mais de 10 mil pessoas, reafirmando a importância desse encontro cultural tanto para a comunidade local, quanto para a cena urbana nacional e sul-americana.
Dentre grande grupo de visitantes entre artistas e especialistas da cultura hip hop, esta edição receberá o Rapper Gigante no Mic e o DJ Gio Marx, integrantes do importante grupo Atentado Napalm. Formado em 2012, em Goiás, o grupo ganhou destaque nacional em 2013 com o álbum intitulado “Pronto Como um Macaco para ser Lançado ao Espaço”. A dupla vem com a proposta de causar um atentado por meio de idéias e reflexões que contribuam para uma mudança sociocultural relevante. A lista de outras referências das danças de rua que estarão no Battle 2017 inclui Rodrigo Elemento X, de Belo Horizonte, Amendoim Diademaica, de São Paulo, A Uruguaia Viky, do grupo de breaking Elemento Suicida e do Uruguay Rap Underground. Eles se revezarão entre a tarefa de jurados e os workshops.
Outro destaque entre os workshops será a presença do artista urbano Xadalu de Porto Alegre, que trabalha com a arte dos styckers, e tem seu personagem o indiozinho colado nas ruas de em torno de 60 países do mundo. Ele dará uma aula sobre street art e produção.
A lista de DJs também é animadora. Além do Dj Gio Marx, o cearense Flip Jay, referência de Deejay no Breaking Nacional, Zion, de Porto Alegre, Saturn, do Paraguai, e o residente Bugs darão conta da trilha sonora dos encontros, batalhas e festas desta edição do BITC que, cada vez mais, avança na diversidade para afirmar a importância e a emergência da cultura hip hop na Serra gaúcha.
PROGRAMAÇÃO
Abertura + Expo Falantes + Expo Jackart
Abertura oficial, com presença de autoridades e público geral, com a tradicional Expo Falantes, dos Boombox da Nest Panos, e a exposição das Jaquetas Customizadas do Artista Wagner Wagz em Colab com Amanda Medeiros
Data: 29 de Março
Horário 19 Horas
Local Fundação Casa das Artes
Cine Battle
Exibição do filme Wild Style, de Charlie Ahearn, que mostra o início da cultura Hip Hop, de maneira em que os personagens do filme, representavam seus próprios papéis na vida real, após exibição bate papo
Data: 30 de março
Horário: 14 Horas
Local: Fundação Casa Das Artes
Workshop Palestra
Workshops e palestra com artistas renomados da dança, turntablism e graffiti. Serão seis aulas de 1h30min cada, divididas em 2 dias.
Data: 30 e 31 de Março
Local: Fundação Casa Das Artes
Horário: 14 Horas
Cypher Livre
cyphers e flash mobs de passinhos de soul funk.
Data: 31 de março
Local: fundação Casa Das Artes
Horário 15 horas e 30 min
Hasta La Cypher Hip Hop Party
Tradicional festa do evento, que contará com Show do grupo Atentado Napalm, Seven To Smoke de Top Rock, batalha show de MCs, e muita cypher ao som dos deejays Gio Marx, Flip Jay, Bugz e Zion
Data: 30 de Março
Local: Ferrovia Live
Horário: 23 Horas
Happy Hour Dance
Atividade em local aberto, com cyphers , competição de danças e batalha de Deejay.
Data: 31 de Março
Local: Queens Bar
Horário: 19 Horas
Battle In The Cypher
Grande final do evento, com três ambientes diferentes e batalhas de breaking, e campeonato de skate modalidade best trick no Mad Max, carro da Nest Panos customizado, como um obstáculo para manobras.
Data: 1 de Abril
Local: Fundação Casa Das Artes
Horário: 14 Horas
Battle In The Cypher Graffiti
Festival paralelo ao Battle In The Cypher, com artistas renomados que irão graffitar diversos muros na cidade,
Data 29 de março a 1 de Abril
(locais e horários indefinidos)
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS