Nesta segunda-feira, 12, a greve dos bancários completará seu 3º dia útil em Bento Gonçalves. Na última sexta, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu reajuste de 7% no salário e nos auxílios refeição, alimentação e creche. A oferta também aumentou de R$ 3 mil para R$ 3.300 no abono salarial. A Federação já havia oferecido participação nos lucros e resultados (PLR). Porém, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) entende que a proposta da entidade patronal não cobre a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano, e representa perdas de 2,8% para a categoria.
Em Bento, permanecem fechadas sete agências dos bancos SANTANDER, ITAÚ, BANCO DO BRASIL e da CAIXA. A unidade do BANRISUL localizada na Avenida Osvaldo Aranha têm paralisação parcial.
Por fazer parte de outra categoria, os funcionários do SICREDI trabalham normalmente.
FERRAMENTA – O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEB/BG), Valdir Bussolotto, informa que a greve é nacional e busca melhorias nas condições de trabalho. “Nossa única ferramenta para pressionar os banqueiros é a greve”, resume o presidente. “Acredito que a população não esteja sendo prejudicada, já que há muitas formas de realizar as transações bancárias, como agências lotéricas, caixas eletrônicos e internet”, completa.
Bussolotto antecipa que nesta terça, haverá nova rodada de negociações com a Fenaban. “Esperamos que haja uma proposta mais consistente e que ela possa ser levada para discussão em assembleia geral”, conclui.
Clique nas imagens para ampliar:
Aprovale realiza avaliação sensorial para Denominação de Origem da safra 2024
Voto Popular do Prêmio Salão Design 2025 entra na reta final
Corsan inicía obras na adutora do bairro Santo Antão, em Bento