O evento mais aguardado pelo setor vitivinícola brasileiro e que atualmente representa, distingue e reconhece a diversidade de terroirs do país se aproxima. É a Avaliação Nacional de Vinhos que chega a sua 25ª edição reunindo mais de mil pessoas entre apreciadores, comentaristas e equipes de trabalho. Durante o evento, que acontece neste sábado, 23, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves numa promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE), serão degustadas 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da safra.
Com 327 amostras inscritas por 59 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), esta é a maior Avaliação dos últimos quatro anos. A relação dos 30% mais representativos e dentre eles os 16 vinhos selecionados para a degustação do grande público serão anunciados ao final do evento. O ranking é resultado da degustação de seleção dos vinhos, realizada durante o mês de agosto por 118 enólogos. Às cegas, os técnicos seguiram normas internacionais sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho.
O presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, destaca que a Avaliação é sempre um grande momento. “Os mais de 850 degustadores permanecem em total silêncio, degustando a mesma amostra ao mesmo tempo. O que se houve é o barulho do vinho caindo na taça e, na sequência, o comentário do convidado que serve de parâmetro para a comparação das impressões. O serviço do vinho feito por alunos de Viticultura e Enologia é um ballet aos olhos do público”, salienta. “Já estou ansioso para anunciar ao final do evento o nome das 16 amostras, uma grande responsabilidade e, com certeza, uma experiência que vou guardar para sempre entre as minhas melhores lembranças”.
Tímida, a Avaliação surgiu em 1993, e ao longo do tempo se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Nesses 25 anos, 5.849 amostras foram degustadas por mais de um milhar de enólogos. A representatividade de cada safra, ano a ano, compartilhada na taça com mais de 16 mil apreciadores de todo o Brasil e do mundo, coloca a Avaliação na condição de ser um evento único no planeta.
COMENTARISTAS CONVIDADOS
Junko Iwamoto – Jornalista Master of Wine (Japão)
Maria Regina Flores – Enóloga e degustadora da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos (Brasil)
Márcia Monteiro – Jornalista e roteirista da Globo (Brasil)
Protásio Lemos da Luz – Médico Cardiologista (Brasil)
Álvaro Cezar Galvão – Enófilo e Blogueiro Divino Guia (Brasil)
Giuseppina Paola Parpinello – Enóloga e pesquisador da Universidade da Bologna. Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentação e Agricultura (Itália)
Danio Braga – Chef de cozinha e sommelier (Brasil)
Flávio Zílio – Enólogo do Ano 2016 (Brasil)
Daniel Scola – Jornalista da Rádio Gaúcha (Brasil)
José Lez – Vice-presidente da União Internacional dos Enólogos (Uruguai)
Cecília Aldaz – Sommelier e apresentadora do programa ‘Um brinde ao vinho’ na Globo Sat Play (Argentina)
Paulo Brammer – Sommelier do Eno Cultura (Brasil)
Ivane Fávero – Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur (Brasil)
Fabiana Gonçalves Mignot – jornalista do blog Escrivinhos (Brasil)
Alessandra Kianek – jornalista (Brasil)
Sorteado entre o público
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Degustação/Comentários
11h – Intervalo
11h30min – Entrega de Troféus VITIS
12h – Degustação/Comentários
13h – Prova de Espumantes
13h30min – Almoço
16h30min – Encerramento
Fotos: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa