Durante duas horas, as especialistas em artes marciais Lisiane Brandelli e Tatiane Tusset ensinou a uma turma com 28 mulheres possibilidades de se defender um momento de violência física.
Diversas técnicas foram apresentadas e exercícios práticos foram realizados como de golpes traumáticos, de mobilização, entre outros, como nos fala Lisiane.
“São momentos quando a mulher em dificuldade possa usar e vislumbrar uma janela de oportunidade de fuga ou de defesa e aplicar esses golpes. São momentos de forte tensão e pânico, mas há essa possibilidade de não sofrer esta violência. A defesa pessoal oferece a capacidade da pessoa conseguir controlar as emoções, o medo e a reação”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold, participou da capacitação e nos fala um pouco como é aplicar esses golpes.
“A aula para mim como mulher foi muito importante. Aprendi golpes fáceis que dependem muito da rapidez do pensamento para agir na hora certa. Fácil de aprender e os professores ensinaram de uma forma bem didática. Por exemplo, se eu precisar dar um soco no queixo no agressor, ele vai ficar desnorteado e me dá tempo de fugir”.
O secretário da pasta, Eduardo Virissimo, ressalta que a capacitação possibilitou a oportunidade de neutralizar um ataque surpresa.
“Vive-se um contexto social muito violento, com índices ainda muito altos. A mulher sofre de todas as formas: psicológica, patrimonial, sexual. E tendo noções de como se defender de agressões físicas, ela consegue se impor e se livrar deste traumas. É muito importante que elas tenham este conhecimento de como se defender, pois elas vão estar menos vulnerável e possam restabelecer a sua autoconfiança e autoestima”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves