Pouco mais de 20 dias da realização da primeira Audiência Pública que tratou da Revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves, esta quinta-feira, dia 14, a partir das 18h30min, novamente o Plenário Fernando Ferrari do Legislativo abre espaço para a o debate.
Desta vez, com uma serie de emendas apresentadas pelos parlamentares ao Projeto de Lei Complementar nº 6/2017, que “dispõe sobre a ordenação territorial do município e sobre a política de desenvolvimento municipal e de expansão urbana, aprova o plano diretor municipal e dá outras providências”.
Uma das emendas autoriza a construção de prédios de até oito pavimentos no corredor gastronômico de Bento e nos bairros Planalto e São Bento. Justamente do chamado Corredor Gastronômico, que corresponde a uma zona que faz um “L” nas ruas Hugo Henry Dreher e Avenida Planalto. Pelo projeto atual, são permitidos dois pavimentos. A emenda visa aumentar de 2 para 6 pavimentos (podendo chegar a 8). A justificativa é que a UFRGS havia sugerido inicialmente 10 pavimentos no local.
Representantes da AMOBENTO(Associação de Moradores do Bairro São Bento) deverão estar presentes, novamente, com faixas e cartazes protestando, como aconteceu na primeira audiência.
Além disso, o plano propõe edificações com 16 pavimentos em três zonas: a ZC1 (Zona Central Principal), Zona Central Secundária (São Roque) e ZOI 1 (Zona de ocupação intensiva). Alterações quanto as áreas urbanas em meio ao Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra também constam no documento.
A instalação de indústrias próximo a Bacia de captação do Barracão é permitida, desde que aconteça uma compensação ambiental na área.
UFRGS
Por 12 meses, após vencer uma licitação, técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizaram um estudo de revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves. Aos cofres públicos foram desembolsados R$ 287 mil.
O atual Plano Diretor Municipal foi elaborado em 2006. A revisão está prevista no Estatuto das Cidades, que prevê a reavaliação a cada 10 anos.
A reunião está sendo organizada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, a qual é presidida pelo vereador Gustavo Sperotto (DEM) e tem como vice-presidente o vereador Marcos Barbosa (PRB) e como membros titulares os vereadores Agostinho Petroli (PMDB), Eduardo Virissimo (PP), Rafael Pasqualotto (PP) e Volnei Christofoli (PP).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor