Neste dia 4 de junho, primeiro domingo do mês e Dia Estadual do Vinho, foi encerrada a programação que iniciou no dia 19 de maio, que celebrou durante duas semanas, o Dia do Vinho. Em Bento Gonçalves destaque para o Wine Festival, que lotou a Rua Coberta no sábado, 3, após o Simpósio Vinho e Saúde, realizado na Fundação Casa das Artes. A noite, ocorreu ainda Filó no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos.
Em Garibaldi no final de semana uma das atrações foi o 31º Festival Colonial de Garibaldi, com vinho, farta gastronomia e música. Outras cidades da Serra que integravam a programação também tiveram atividades como Farroupilha, com a realização da Feira da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Caxias do Sul, que realizou a Feira na Praça Dante Alighieri, através da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), bem como uma feira no Shopping Iguatemi.
Em Veranópolis destaque neste domingo para a Quermesse Enogastronômica Veracult, e em Flores da Cunha, no Parque da Vindima, o ápice foi o “Menarosto e Vinhos”, uma festa de colônia regada pela boa bebida produzida na cidade, além do prato típico, o menarosto ( carnes de frango, codorna, porco e coelho assados na churrasqueira).
Não foi somente na Serra Gaúcha, as atividades do Dia do Vinho movimentaram o Vale Central Gaúcho, com Circuito de Degustação na Casa Di Paolo, no distrito Recanto Maestro, em São João do Polêsine, bem como uma programação no Vale do São Francisco.
Para a diretora executiva do SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, uma das entidades promotoras da programação, “é uma sensação de mais uma edição colocada na prateleira. As pessoas vem compreendendo o que é o evento e o produtor enoturístico que a gente consegue trabalhar bem”, relatou.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho, Associação Vinhos da Campanha, Atuaserra, Aenotur, Phoenix Eventos e o patrocínio máster de Verallia.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Segurança: Bento conta com mais de 450 câmeras de monitoramento
Mostra Sesi Com Ciênci@ trará especialistas em educação
Fepam emite licença para construção de uma ponte sobre o Rio das Antas