Em ato realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 5, o vinicultor, economista, escritor e estudioso da vitivinicultura Gaúcha, Rinaldo Dal Pizzol, foi agraciado pelo deputado Sérgio Turra (PP) com a Medalha do Mérito Farroupilha – a mais alta honraria da Assembleia Legislativa Gaúcha.
Conforme o parlamentar, o reconhecimento se justifica pelo extenso trabalho realizado pelo vinicultor. “Dal Pizzol é um dos autores da obra Memórias do Vinho Gaúcho, a mais completa referência sobre a nossa vitivinicultura. Os seus esforços também convergiram para criação do Instituto R. Dal Pizzol, ao qual está ligado o Ecomuseu da Cultura do Vinho e o Vinhedo do Mundo, uma das maiores coleções privadas de videiras das Américas, com cerca de 400 variedades de uvas”, destacou.
O deputado ainda lembrou que a mais recente obra de Dal Pizzol, intitulada de Paisagem do Vinhedo Rio-Grandense propõe o reconhecimento da paisagem vitícola. “Assim como ocorre na Europa, nossos vinhedos podem ser caracterizados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, ampliando o atrativo enoturístico do nosso Estado” concluiu.
A cerimônia foi acompanhada do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, do diretor do Ibravin, Carlos Paviani, além de deputados estaduais, lideranças do vinho e autoridades em geral, bem como a família do homenageado.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Foto: Marcelo Bertani
Vice-governador participa do lançamento das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS
Governo lança em Bento oficialmente as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS nesta quinta (16)
Em reunião, presidente do Legislativo discute ações de segurança pública com o Poder Executivo de Bento Gonçalves