Gelson Soares, gravurista e xilógrafo, apresenta seu trabalho ao público de 15 de agosto a 6 de setembro
“Um ponto de vista é sempre mais do que cabe numa leitura imediata sobre aquilo que se vê”. A reflexão do artista Gelson Soares é um convite para apreciar a mostra “Ponto de Vista: a gravura sob diferentes perspectivas”, que tem curadoria da professora Silvana Boone, coordenadora dos cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. Integrando o roteiro cultural da Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, a exposição é inaugurada nesta quarta-feira, 14 de agosto, às 20h, a partir de um bate-papo com o autor. Com entrada gratuita, a visitação para o público em geral ocorre de 15 de agosto a 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
As obras consistem em gravuras produzidas a partir de diversas técnicas, seja pela ótica conceitual e/ou métrica, desde a xilogravura, que se reinventa com outros materiais, à monotipia, que apresenta imagens únicas, mas ainda passíveis de reprodução, se pensada a sustentabilidade das matrizes. “Gelson nos confia seu ponto de vista que vai além do espaço real: um espaço único, que vai do preto da tinta ao branco do papel, delimitando os contrastes espaciais entre linhas, entre o que é e o que se deseja ver”, considera a curadora Silvana Boone.
Natural de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, o gravurista tem forte ligação com a Universidade de Caxias do Sul. Soares é egresso da graduação em Artes Visuais e responsável técnico pelos ateliers do curso de Artes Visuais, atuando como instrutor de gravura e de processos gráficos.
Serviço
O quê: Exposição “Ponto de Vista: a gravura sob diferentes perspectivas”, do artista Gelson Soares
Visitação: de 15 de agosto a 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
Quanto: entrada franca
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Gelson Soares/Divulgação
Mais um dia de atrações culturais na Rua Coberta, em Bento
Dom José Gislon – Peregrinos da fé e da esperança!
Ponto alto da festa de Santa Teresa D’Ávila será neste final de semana, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul