Arquivada a emenda de duas sessões semanais na Câmara de Bento

A reunião das comissões da última terça-feira na Câmara de Bento Gonçalves foi marcada pelo arquivamento da emenda apresentada pelo vereador Gustavo Sperotto (DEM) que previa a volta da segunda sessão ordinária semanal no Legislativo. 

Em seu perfil no Facebook, Sperotto externou seu descontentamento com a decisão dos colegas de Câmara, que atenderam o parecer do relator Eduardo Viríssimo (PP) e optaram pelo arquivamento. Infelizmente a minha emenda que pretendia retomar a realização de duas sessões semanais foi rejeitada ontem a tarde pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJ), que contrariou até mesmo o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara.

É uma pena que o relator e os vereadores que se manifestaram contra a matéria não permitiram que ela fosse levada a plenário, para uma discussão transparente sobre os prós e contras de uma segunda sessão.

Eu defendo que precisamos aumentar os espaços de prestação de contas e interação com a comunidade, e agora, com a rejeição desta emenda, mais uma vez retrocedemos nesse sentido. Obrigado ao colega Agostinho Petroli por se manifestar contra o voto do relator”.

Em entrevista à Difusora, o vereador Eduardo Viríssimo diz que seu parecer embasou-se no Regimento Interno da Casa e que o projeto não poderia voltar à pauta menos de um ano depois. Ou seja, só poderia voltar a ser discutido em 2019. “Ademais, hoje a Câmara tem a sessão itinerante através do Programa Parlabento e ainda temos as reuniões das Comissões. Os vereadores ainda têm suas agendas externas e não temos pautas suficientes que justifiquem a segunda sessão semanal”, comenta.
O vereador que presidiu os trabalhos das comissões, Marcos Barbosa (PRB) explica que como o parecer foi acolhido, o vereador proponente ainda tem a opção de recorrer ao arquivamento em plenário.
error: Conteúdo Protegido