A Administração Municipal de Garibaldi, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, uma cerimônia de entrega de certificados aos estudantes que receberam medalha de ouro, prata e bronze, e menção honrosa na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e medalha de prata e bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A atividade aconteceu no gabinete do prefeito Antonio Cettolin e reuniu alunos, professores e pais.
Em novembro foram divulgados os resultados da Olimpíada de Matemática deste ano e mais uma vez obtivemos Medalha de Ouro com Vanessa Helen Soppelsa, aluna do 7º ano, da EMEF Madre Felicidade. Medalha de Prata para: Ana Laura Emer Spadini e Ana Laura Piacentini Frighetto da EEEM Dante Grossi e Medalha de Bronze para Davi Von Muhlen Bertele também da EEEM Dante Grossi. Também foram premiadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade e a professora de Matemática Tânia Morelatto.
Criada em 2005, a OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) e o seu crescimento colocaram as competições científicas no centro da pauta nacional da educação. Em pouco mais de uma década, a OBMEP alcança anualmente quase 18 milhões de alunos e mais de 47 mil escolas, tornando-se a maior olimpíada estudantil do mundo.
Concursos do gênero existem no país desde os anos 1970, quando foi lançada a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), por iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Assim, nos últimos doze anos, duas competições nacionais coexistem: a OBM e a OBMEP.
Em 2017, essas duas olimpíadas serão integradas numa única e grande competição, realizada em duas fases. O objetivo maior é racionalizar o uso dos recursos humanos e financeiros. As inscrições serão gratuitas e feitas como sempre foram.
Os alunos premiados com medalhas e menções honrosas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
Para a Secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies, é uma honra muito grande para Garibaldi receber uma medalha de ouro através de uma aluna da rede municipal de ensino. “Isso demonstra o diferencial pedagógico da Escola Madre Felicidade, na qual a aluna Vanessa estuda” destacou.
O prefeito Antonio Cettolin reforçou a importância do trabalho realizado pelas escolas de Garibaldi, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. “Todos as escolas e alunos tem a mesma importância para nós e hoje estamos orgulhosos de saber que tantos alunos se destacaram em um concurso nacional. Vocês são o futuro e já demonstram a capacidade que tem no presente” finalizou o prefeito.
Dezesseis alunos de escolas do município receberam menções honrosas.
Alessandra Beatriz Scherner – EEEF Santo Antônio
Ana Luisa Radavelli Copat – EMEF Madre Felicidade
Bianca Remus – EMEF Pedro Cattani
Elisa Gabriele Fontana – EEEF São Marcos
Felipe Galina – EMEF Attílio Tosini
Luiz Fernando Casali Marcondes – EMEF Pedro Cattani
Pedro Henrique Imperatori Fontana – EEEF Santo Antônio
Ana Beatriz Ternoski Amaro – EEEF Armando Peterlongo
Lucas Thomazi Belleboni – EMEF Pedro Cattani
Maicon Felipe Teixeira dos Reis – EMEF Attílio Tosin
Pedro Augusto Macari Bortolini – EEEM Dante Grossi
Elivelton Gedoz – IEE Professora Irmã Teofânia
Gabriel Guarnieri – IEE Professora Irmã Teofânia
Gianluca Piacentini Frighetto – EEEM Dante Grossi
Guilherme Rech – IEE Professora Irmã Teofânia
Paulo Rutkoski – EEEM Dante Grossi
Destacamos também a premiação dos alunos da EMEF Madre Felicidade Rian Augusto Farias, Medalha de Prata e Vanessa Helen Soppelsa, Medalha de Bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira(AEB).
Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora
FGF define formato da Divisão de Acesso
Finais do Circuito Verão Sesc de Esportes levam mais de 1.900 atletas para disputar as taças em Torres
Sesc/RS promove a Semana de Conscientização sobre o Sedentarismo e a Obesidade em todo o estado