O período da vindima foi aberto oficialmente na última sexta-feira, 17, celebrando o cultivo e a colheita do fruto mais emblemático de Bento Gonçalves: a uva. Na Rua Coberta, comunidade e visitantes puderam desfrutar de vinhos e espumantes, da gastronomia típica e da produção das agroindústrias familiares locais.
Neste ano, onze estabelecimentos estiveram expondo seus produtos. Geleias, pães, biscoitos, cucas, bolos, torta tirolesa, doces caramelados, ovos, sucos e vinhos coloniais, estiveram entre as opções.
Os sabores da agricultura bento-gonçalvense também marcaram presença na festa, a partir da participação de agricultores que comercializam na Feira do Produtor Rural, que trouxeram variedades de uva, além de melão, pêssego e figo.
“Foi uma experiência positiva. É muito importante ter esse espaço para divulgar os nossos produtos, que são diferenciados. O pessoal que provava os doces voltava pra buscar mais. Tivemos uma ótima aceitação. Com certeza, participaria novamente”, comenta a proprietária da agroindústria Doces Lisa Bucco, Agda Bucco Tomasi.
O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, destaca a importância dessa valorização. “Em uma festa que comemora mais um ano de colheita e o trabalho dos nossos agricultores, a presença das agroindústrias familiares foi imprescindível. É o reconhecimento e o incentivo do que é produzido aqui. É dar visibilidade aos produtos, que tem garantia de ótima qualidade”, enfatiza.
As agroindústrias familiares que estiveram presentes foram: Doces Dall’Oglio, Anita Marcolin, Janete Produtos Coloniais, Casa Adesso, Porão do Vale, Piccola Cantina, Gallon Sucos, Ovos Coloniais Polônia, Casa Rebello, Iracema Dalpiva e Doces Lisa Bucco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Rádio Difusora
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo