Healthy young Asian runner woman warm up the body stretching before exercise and yoga near lake at park under warm light morning. Lifestyle fitness and active women exercise in urban city concept.

Adotar modo de vida saudável pode ajudar a evitar o câncer

Especialista em oncologia, médico Alexander Daudt, destaca a importância de mudar hábitos como forma de preservar a saúde e ajudar a prevenir a doença

Os hábitos saudáveis são capazes, sim, de prevenir e até evitar doenças, desde as mais comuns até aquelas que causam grande número de óbitos, como é o caso do câncer. Quem garante é o oncologista Alexander Welaussen Daudt, de Porto Alegre, médico do Centro de Oncologia e preceptor da residência médica do Hospital Moinhos de Vento. Daudt é membro do Conselho Diretivo do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de vida – o que o credencia a falar, com propriedade, sobre os benefícios de adotar bons hábitos em benefício da saúde. É sobre esse tema, inclusive, que o especialista deverá palestrar em Bento Gonçalves, na segunda quinzena de abril, a convite da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves.

Ao trazê-lo para a Serra gaúcha, a entidade fortalece um movimento que vem protagonizando ao longo dos últimos anos: expandir a conscientização acerca da importância de adotar estilos de vida saudáveis como forma de fortalecer o organismo – seja para reduzir os fatores de risco ao câncer ou, em caso de ocorrência da doença, garantir que o corpo esteja forte para encarar e vencer a batalha. “A Liga de Combate ao Câncer tem um trabalho assistencial que é referência no país, focado em dar suporte aos pacientes diagnosticados e também a seus familiares. Mas, de forma igualmente relevante, temos uma atuação que preza pela educação e orientação da população, estimulando para que as pessoas procurem ser saudáveis durante toda a vida e, quem sabe, não precisem passar pela situação de lutar conta o câncer ou outras enfermidades”, comenta a presidente Maria Lúcia Gava Severa.

Nesse propósito educativo, a palestra com o dr. Daudt mostrará estratégias de prevenção dos cânceres através do estilo de vida. E, também, compartilhará importantes alertas com a comunidade. “É preciso entender que não são as atribulações do cotidiano das pessoas, cada vez mais estressadas e cansadas por trabalharem mais para fazer frente às necessidades familiares, as causas de doenças como câncer. São as nossas escolhas, hábitos e rotinas”, antecipa.

Se as decisões que tomamos diariamente têm impacto direto sobre a incidência de doenças no organismo, podem igualmente contribuir para preveni-las. “A maior parte das pessoas sabe quais são os hábitos necessários para ter uma vida saudável. Mas, infelizmente, não os colocam em prática”, comenta. Decisões como a de não fumar, evitar bebidas alcoólicas, ter uma alimentação equilibrada, controlar o estresse, além de realizar atividades físicas com regularidade, estão entre as recomendações essenciais. As mudanças de comportamentos incluem, ainda, a realização de exames periódicos que são capazes de fazer a detecção precoce de situações cancerígenas, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.

Além disso, ter uma vida com boas conexões com amigos e familiares, saber manejar o estresse, entre outras atitudes, contribui para a prevenção de uma série de doenças. “Quanto mais as pessoas agregarem estes fatores protetores a sua rotina, ou seja, os hábitos saudáveis, menores serão os riscos de doenças graves, como problemas cardiovasculares e câncer”, explica.

QUEM É ALEXANDER DAUDT

– Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 1979)

– Residência Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1982).

– Especialista em Cancerologia pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (1987)

– Mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993)

– Pós-doutorado pela Johns Hopkins University, de Baltimore, Estados Unidos (1996)

– Doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000)

– Atualmente é médico do Centro de Oncologia e preceptor da Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento

– Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

– Membro da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO)

– Membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)

– Membro dos Colégios Brasileiro e Americano de Estilo de Vida

 

Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Freepik / Divulgação Exata

(RM)

error: Conteúdo Protegido