Além de concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país, o Roteiro Caminhos de Pedra, Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (Lei Estadual 13.177/09), também preocupa-se com a preservação do patrimônio histórico imaterial, como os grupos artísticos (banda, coro, dança e teatro) e a “nostra madre léngua”, o Talian.
Por isso, na quarta-feira (15/03), ocorreu, na Casa da Memória Merlin, o primeiro encontro do curso Cucagna – Scola de Talian, uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e o Grupo de Talian do Roteiro Caminhos de Pedra.
Com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-cultura RS, e patrocínio da Cooperlate, o curso busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo IPHAN/MinC (2014).
Segundo Geraldo Farina, em sua obra Caminhos de Pedra – 30 anos de história (2022), apenas a minoria dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha a partir de 1875 falavam a língua oficial da Itália recém unificada. Dessa forma, o Talian foi se consolidando da fusão de dialetos vênetos para que, finalmente, em 2014, se tornasse língua oficial dos Caminhos de Pedra.
Os encontros, que acontecerão de março a julho de 2023, às quartas-feiras, das 19h às 21h, de forma síncrona (online/presencial), serão ministrados pelos docentes da UNICENTRO, Juvenal Jorge Dal Castel e Loremi Loregian Penkal, e pela professora de Talian com formação nível III, Mirna Salete Madalosso.
Na ocasião, Tarcísio Vasco Michelon, vice-presidente da Associação Caminhos de Pedra e um dos idealizadores do Roteiro, fez uma fala aos presentes: “O fato de nós termos uma Língua Talian é um privilégio muito grande.” Para encerrar, o momento também contou com coquetel para os presentes.
Fonte e foto: Sene Comunicação e Marketing
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal