Implantado pelo DetranRS em 1º de dezembro do ano passado, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) já é utilizado por 5,4% da frota do Rio Grande do Sul. O app Carteira Digital de Trânsito oferece desconto de 40% nas multas recebidas após a adesão ao sistema. O proprietário poderá optar em cada multa individualmente, abdicando de apresentar defesa ou recurso para aquelas que quer receber o desconto. No Estado, há 275.925 veículos cadastrados no SNE, sendo 154.333 de pessoas físicas e 11.668 de jurídicas.
Nos últimos quatro meses, 4.369 multas foram pagas com o desconto máximo (40%), que vale para as infrações cometidas após a adesão do proprietário/condutor ao sistema. A adesão habilita o envio das multas apenas pelo formato digital, via app. Condutores que não têm veículo também podem aderir ao SNE e garantir o benefício.
O sistema permite maior agilidade ao processo, disparando notificações eletrônicas em vez das enviadas pelo correio. O direito ao desconto só vale para infrações futuras, não retroagindo para notificação de infrações cometidas antes da adesão ao SNE.
É recomendável a adesão ao SNE logo na sequência do download do aplicativo. O DetranRS também ressalta que a adesão não obriga o motorista a abrir mão da defesa de todas as infrações, apenas daquelas em que ele reconhecer o erro e quiser quitar com valor reduzido o que deve.
O diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, lembra que o papel do DetranRS é sobretudo o de conscientizar e educar o cidadão. “O motorista que abdica da defesa e reconhece seu erro sai ganhando com o SNE. Sem falar que o sistema é mais ágil, econômico e dinâmico, facilitando a vida das pessoas”, afirma.
Fonte: Governo do Estado
Comunidade de São Pedro se prepara para a 6ª edição da Festa Flores de Pedra
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
MEIs podem emitir notas fiscais de forma simplificada com aplicativo Nota Fiscal Fácil