Com o intuito de conhecer as práticas de gestão utilizadas pelas empresas, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) enviou neste mês de julho a seus associados um questionário on-line. Essa inovação, faz parte das ações para elaboração da 45ª Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves e o prazo de retorno do questionário preenchido se encerra no dia 8 de agosto.
De acordo com Fabiano Larentis, professor doutor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) que integra o departamento de pesquisa e metodologia científica, responsável pela análise das informações da revista, o questionário, que leva menos de 10 minutos para ser respondido, é uma inovação e a intenção é conhecer a percepção dos empresários com relação a eficiência da gestão dos negócios. “Com isso em mãos o CIC/BG poderá atuar de forma mais assertiva, se necessário, por meio de ações que auxiliem justamente a adequar a administração da companhia”, explica.
Enquanto o prazo para retorno dos questionários não se encerra, outras ações já estão em andamento. A exemplo das duas últimas edições, além de manter a forma de coleta de dados, a partir de fontes oficiais, a revista também manterá a seção relacionada aos sistemas de capitais, no qual o município não é avaliado somente nos ativos oriundos do capital econômico e financeiro, mas também dos relacionados a outras perspectivas, como por exemplo, o capital humano, o capital cultural e o capital de inteligência, um conceito que foi desenvolvido pelo professor mexicano Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey.
Os dados socioeconômicos estão sendo buscados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/CAGED), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Receita Federal, Secretaria Municipal de Finanças, além de associações e entidades patronais ligados aos setores econômicos do município.
A revista é a única publicação que traz informações do município, servindo de ferramenta de gestão para empreendedores. Ela retrata a economia do município, sua evolução e representatividade nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Tradicionalmente prevista para ser lançada no fim de cada ano, o CIC/BG dedica os primeiros meses do trabalho a avaliar o formato da pesquisa, sua apresentação e relevância no mercado antes de partir para a análise dos dados coletados.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Fabiano Mazzotti
Via Atacadista inaugura mais uma loja em Caxias do Sul na próxima semana
Receita Estadual lança segunda fase de programa de autorregularização de ICMS voltado ao setor de supermercados
Laboratório de aprendizagem, UCS Jr. Consultoria inaugura sede na Galeria Universitária