Foto: Fabiano Mazzotti

45ª Panorama Socioeconômico conhecerá as práticas de gestão das empresas de Bento

Com o intuito de conhecer as práticas de gestão utilizadas pelas empresas, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) enviou neste mês de julho a seus associados um questionário on-line. Essa inovação, faz parte das ações para elaboração da 45ª Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves e o prazo de retorno do questionário preenchido se encerra no dia 8 de agosto.

De acordo com Fabiano Larentis, professor doutor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) que integra o departamento de pesquisa e metodologia científica, responsável pela análise das informações da revista, o questionário, que leva menos de 10 minutos para ser respondido, é uma inovação e a intenção é conhecer a percepção dos empresários com relação a eficiência da gestão dos negócios. “Com isso em mãos o CIC/BG poderá atuar de forma mais assertiva, se necessário, por meio de ações que auxiliem justamente a adequar a administração da companhia”, explica.

Enquanto o prazo para retorno dos questionários não se encerra, outras ações já estão em andamento. A exemplo das duas últimas edições, além de manter a forma de coleta de dados, a partir de fontes oficiais, a revista também manterá a seção relacionada aos sistemas de capitais, no qual o município não é avaliado somente nos ativos oriundos do capital econômico e financeiro, mas também dos relacionados a outras perspectivas, como por exemplo, o capital humano, o capital cultural e o capital de inteligência, um conceito que foi desenvolvido pelo professor mexicano Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey.

Os dados socioeconômicos estão sendo buscados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/CAGED), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Receita Federal, Secretaria Municipal de Finanças, além de associações e entidades patronais ligados aos setores econômicos do município.

A revista é a única publicação que traz informações do município, servindo de ferramenta de gestão para empreendedores. Ela retrata a economia do município, sua evolução e representatividade nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Tradicionalmente prevista para ser lançada no fim de cada ano, o CIC/BG dedica os primeiros meses do trabalho a avaliar o formato da pesquisa, sua apresentação e relevância no mercado antes de partir para a análise dos dados coletados.

Fonte: Conceitocom Brasil

Foto: Fabiano Mazzotti

error: Conteúdo Protegido