Faltam poucos dias para o baile de debutantes do projeto social Sonhos de Menina Moça. No período que antecede a culminância da terceira edição do projeto, as 19 jovens integrantes ensaiam a coreografia para a dança coletiva. O baile está marcado para a noite do dia 20 de agosto, no Clube São Bento.
Em três anos, o projeto, coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama, beneficiou cerca de 50 meninas. Elas são escolhidas por meio do Cadastro Único e, além de realizar o sonho de debutar, participam de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania.
A primeira dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin, destaca o objetivo do programa. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destas meninas, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a auto-estima, conflitos familiares, entre outros”, declara. Ela acrescenta que a proposta contempla, também, meninas com deficiência.
A integrante Maiara da Silva é deficiente auditiva. Para a mãe, Josiane Padilha da Silva, o programa representa a oportunidade de inclusão. “Ela nunca teve amizades, porque o problema dela dificulta a aproximação das pessoas. Ali ela se sente inclusa e feliz”, afirma.
As jovens têm aulas sobre criação de texto, cultura e turismo do município, sexualidade, cuidados com a saúde, mercado de trabalho, etiqueta, entre outros. A estudante Elisama Fernandes de Souza integra a edição deste ano e diz estar muito contente com os cursos oferecidos. “Isso tem me acrescentado muito conhecimento”, complementa.
A estudante Ester Samara Nimer da Silva, hoje com 16 anos, participou da segunda edição dos Sonhos de Menina Moça e destaca o orgulho por ter sido contemplada. “Fiquei muito feliz quando soube que ia participar, foi uma oportunidade e tanto. É bom saber que na cidade onde moro há oportunidades para meninas que não possuem condições de ter uma festa de debutantes”, relata.
O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada uma das integrantes conta com um padrinho. Esses auxiliam na compra do vestido, sapato, entre outras despesas. O padrinho Cleimar Sfredo acredita no projeto há três anos. “É muito bacana, eu amo fazer isso, pois podemos mudar a vida das meninas. Se mais gente fizesse, mudaria o mundo”, conta, entusiasmado.
Sfredo é um dos padrinhos que concedeu à sua afilhada, Amanda Fidellis Muraro, o ingresso gratuito ao Colégio Medianeira, onde ela irá concluir o ensino médio. Integrante da edição 2015 do programa, ela conta que a oportunidade transformou sua vida. “Fiz novas amizades, passei a ser mais responsável. É importante ter compromisso com o projeto e aproveitar bem, pois é uma oportunidade única”.
Fonte: Divulgação/Gabinete da Primeira Dama – Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Divulgação/Ana Cris Paulus
Cooperativa Vinícola Aurora assume 20 novos compromissos ESG alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
GRAVE ACIDENTE DEIXA UM MORTO E 24 FERIDOS, EM CONDOR
Consulta Popular abre votação a partir de hoje