O dia 15 de abril foi instituído como o “Dia Mundial do Desenhista” em 2011, por meio de uma votação da Associação Internacional das Artes (IAA), maior organização não-governamental de artistas visuais – criada em 1954, por iniciativa da Unesco.
A data foi escolhida em homenagem ao grande gênio italiano Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452. Leonardo da Vinci foi um dos maiores artistas renascentistas e atuava em vários segmentos da arte, principalmente o desenho, que era usado com frequência nos seus estudos, das mais variadas formas – tanto quanto para ilustrar e explicar seus inventos. Ao longo da história, o desenho evoluiu no mesmo ritmo que a própria humanidade, mas jamais perdeu a sua essência como forma de expressão, arte e comunicação.
O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre. Trata-se de pessoas talentosas, que criam com papel e lápis.
O Departamento Cultural da Difusora parabeniza todos os desenhistas pela passagem desta data tão especial. Recordando o comercial desenvolvido pela Faber Castell, em 1983, homenageamos todos aqueles que dão vida a imaginação através do desenho. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=LP55uXmyN7A.
No destaque, a imagem da Monalisa – de Leonardo da Vinci – desenhada pelo artista japonês Sagaki Keita, que recria peças de arte famosas usando pequenos desenhos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=LP55uXmyN7A[/youtube]
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS