Com o lema “Sal da terra e luz do mundo”, a 140ª Festa de Santo Antônio ocorre no dia 13 de junho, quarta-feira, dia festivo do padroeiro de Bento Gonçalves (feriado municipal). Sendo uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, espera-se a participação de cerca de 15 mil pessoas.
A Festa inicia às 6h com Alvorada Festiva e repicar dos sinos em todas as comunidades, e segue com missas: às 07h, presidida pelo Padre Gilnei Fronza; às 08h30min, presidida pelo Padre Izidoro Bigolin; às 10h, presidida pelo Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi; às 15h, missa campal, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de procissão; e às 18h, presidida pelo pároco Padre Ricardo Fontana, com apresentação dos Casais Festeiros de 2019. Durante o dia, haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos e distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Ao meio-dia, será servido o Almoço Festivo no Salão Paroquial do Santuário, com ingressos a 50 reais por pessoa, adquiridos antecipadamente com festeiros ou na secretaria paroquial.
A Programação deste ano já teve atividades como o Jantar do Codeguin e ainda o tradicional Bingo de Santo Antônio.
“Santo Antônio nos dizia que ‘A PALAVRA É EFICAZ QUANDO SÃO AS OBRAS QUE FALAM’. Portanto, neste ano dedicado a todos os cristãos fieis, somos chamados a testemunhar a nossa fé pela prática do bem, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Se vivermos os ensinamentos de Jesus, que estão no Evangelho, seremos sal da terra e luz do mundo. Só assim este mundo cheio de dissabores encontrará um justo tempero para dar sentido à vida, em tantos caminhos obscuros poderemos resplandecer a luz de Cristo, para iluminar quem está ao nosso lado. Com esta motivação queremos convidar a todos para celebrarem com nossa comunidade esta importante devoção”, convida o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.
TRÂNSITO
A partir das 06h, ocorre a interrupção do lado direito da Rua Marechal Deodoro, sentido Centro-Bairro, para facilitar a circulação dos devotos nas imediações do Santuário. A interrupção total da Rua Marechal Deodoro ocorre a partir das 14h, desde a Rua Júlio de Castilhos, quando acontecerá a Missa Campal. Em seguida, com previsão de início às 16h, haverá Procissão com o seguinte percurso: Rua General Gomes Carneiro, Rua Barão do Rio Branco e Rua Cândido Costa, retornando pela Rua Marechal Deodoro até o Santuário Santo Antônio, trajeto que exigirá atenção especial dos motoristas.
PROGRAMAÇÃO – 13 DE JUNHO DE 2018
06h – Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades.
07h – Missa no Santuário: Celebrante – Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Padre Gilnei Fronza
08h30min – Missa no Santuário: Celebrante – Pároco da Paróquia Pio X – Padre Izidoro Bigolin
10h – Missa no Santuário: Celebrante – Bispo Diocesano de Cruz Alta – Dom Adelar Baruffi
12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 50 na secretaria paroquial ou com festeiros)
15h – Missa Solene Campal, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de Procissão pelas ruas centrais.
18h – Missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Pe. Ricardo Fontana e Apresentação dos Casais Festeiros de 2019.
Durante o dia festivo haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.
FESTEIROS 2018
Horacio Elbio Forni Castilho e Maria del Rosário de Léon de Forni
Jaime Slodkovski e Leonice do Nascimento
Marcelo Dall’Onder Michelon e Caroline Carraro Michelon
Nilzo Frare e Maria Petronilda Frare
Rui Bellé e Simone Pegoraro Bellé
Sérgio De Toni e Marilene Tomasin De Toni
REDES SOCIAIS
Durante o dia, serão postados no Facebook.com/paroquiasantoantoniobg as notícias e fotos do evento, feitas pela Pastoral de Comunicação.
EXPOSIÇÃO DA MOSTRA CENTENÁRIA
No interior do Santuário acontece a exposição das obras (quadros e esculturas em madeira). Dentre elas, destaca-se o quadro da primeira igreja, construída em 1876 e a escultura de Aleijadinho, de 1730.
RECANTO SANTO ANTÔNIO
O Recanto Santo Antônio está sendo complementado com as imagens da trezena permanente e de uma belíssima escultura. Estas obras, em terra cota, são da artista plástica caxiense Daniela Antunes.
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho